A dor torácica é a apresentação clínica mais comum ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: AOCP Órgão: INES Prova: AOCP - 2013 - INES - Enfermeiro |
Q404615 Enfermagem
A dor torácica é a apresentação clínica mais comum da isquemia miocárdica ocorrendo em aproximadamente 80% dos casos. Sobre as características da dor torácica e sintomas associados, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

A questão trata da identificação das características da dor torácica associada à isquemia miocárdica, um ponto crucial no diagnóstico de condições como a angina estável e a síndrome coronariana aguda (SCA). Conhecer as diferenças entre esses tipos de dor pode ajudar a determinar o tratamento adequado e a gravidade da situação.

Justificativa da alternativa A:

A alternativa A está correta ao descrever as características básicas da angina estável típica. Essa condição é conhecida por causar um desconforto difuso, localizado na região retroesternal, que geralmente não é afetado por mudanças de posição, movimento ou palpação. A dor pode irradiar para várias partes do corpo, incluindo os ombros, braço esquerdo, braço direito, pescoço ou mandíbula. Essas características são fundamentais para diferenciar a angina estável de outras condições cardíacas.

Alternativa B: Esta alternativa está incorreta porque descreve as características da dor da SCA de maneira inadequada. Na SCA, os episódios de dor são geralmente mais intensos e prolongados em comparação com a angina estável, e podem ocorrer em repouso ou com esforço mínimo, ao contrário do que foi mencionado.

Alternativa C: Esta alternativa está incorreta na sua descrição. A angina de repouso associada à SCA geralmente dura mais de 20 minutos, o que pode indicar uma situação mais grave e a necessidade de uma avaliação médica urgente.

Alternativa D: A descrição está errada, pois a angina estável típica é geralmente aliviada pelo repouso e pelo uso de nitrato sublingual, que são tratamentos comuns para esse tipo de dor torácica.

Alternativa E: Esta alternativa está incorreta porque a angina em crescendo é um sinal de alerta para a possível evolução para uma SCA. Em vez de descartar a SCA, a angina em crescendo sugere um risco aumentado de progressão para essa condição mais grave.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B: A dor dos pacientes com SCA (síndrome coronariana aguda) tem características semelhantes à da angina estável,mais os episodios são mais intensos e prolongados.

Letra C: Entre os pacientes que apresentam angina pectoris, há três apresentações principais que sugerem o surgimento de uma SCA uma delas é a angina de repouso com geralmente mais de 20 minutos de duração.

Letra D: A angina é aliviada com o  repouso e uso de nitrato

Letra E: A angina é um fator de risco para SCA

Está confuso o conceito!

Angina estável: síndrome clínica caracterizada por dor ou desconforto em tórax, epigastro, mandíbula, ombro, dorso ou membros superiores, desencadeada ou agravada com atividade física ou estresse emocional, com duração de 30 min. a 15 min., atenuada pelo repouso ou nitrato, cujas características não se alteram no período de 2 meses.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo