Um dos estudiosos das teorias psicológicas da educação, Joha...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Herbart e a Educação
Johann Friedrich Herbart foi um importante teórico no campo da educação e sua visão sobre o processo de aprendizagem trouxe contribuições significativas. Vamos comentar a alternativa correta para entender melhor seu pensamento.
A alternativa E - o ensino é uma atividade consciente e intencional, com processos definidos, é a correta.
Herbart acreditava firmemente que o ensino não deve ser uma prática aleatória ou improvisada. Para ele, era fundamental que existisse uma estrutura consciente e bem planejada para o processo de ensino e aprendizagem. Essa abordagem sugere que a educação é composta de etapas e métodos que podem ser estudados, compreendidos e aplicados de forma sistemática pelos educadores. Com isso, o processo educacional passa a ser visto como um conjunto de ações propositadas, onde cada etapa tem seu valor e contribui para o desenvolvimento cognitivo e moral dos alunos.
Ao descartar as demais alternativas, reforçamos a ideia de Herbart de que a educação é uma ciência que requer entendimento psicológico e metódico para sua eficácia. Assim, a prática pedagógica deve ser baseada em princípios educacionais bem fundamentados, e não apenas no bom senso ou em uma abordagem desestruturada, como sugerem as outras opções.
É essa visão organizada e intencional do ensino que posicionou Herbart como um pensador avançado para a sua época e ainda relevante nos debates contemporâneos sobre metodologias de ensino.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: E
O ensino é uma atividade consciente e intencional, com processos definidos.
Para HERBART, a mente funciona como base em representações.
Memórias, sentimentos e desejos são apenas modificações das represesntações mentais, ou seja, não são faculdades inatas.
GABARITO E
O ensino é uma atividade consciente e intencional, com processos definidos.
Para esse autor os alunos são tabúlas rasas.
Herbart: aplicava a teoria da pedagogia experimental, era conservador, foco na disciplina, na instituição e governo. dizia que o ensino era uma atividade consciente, intencional
Herbert no meu entendimento é o contrário do Pestalozzi.
PESTALOZZI defendia que o conhecimento vem de DENTRO PARA FORA.
HERBERT É DE FORA PARA DENTRO COM ESTRUTURAS DEFINIDAS.
----____
Herbart
Com o filósofo alemão Johann Friedrich Herbart (1776-1841), a pedagogia foi formulada pela primeira vez como uma ciência, sobriamente organizada, abrangente e sistemática, com fins claros e meios definidos. A estrutura teórica construída por Herbart se baseia numa filosofia do funcionamento da mente, o que a torna duplamente pioneira: não só por seu caráter científico mas também por adotar a psicologia aplicada como eixo central da educação. Desde então, e até os dias de hoje, o pensamento pedagógico se vincula fortemente às teorias de aprendizagem e à psicologia do desenvolvimento - um exemplo é a obra do suíço Jean Piaget (1896-1980).
Para Herbart, a mente funciona com base em representações - que podem ser imagens, idéias ou qualquer outro tipo de manifestação psíquica isolada. O filósofo negava a existência de faculdades inatas.
Moral como objetivo
Na teoria herbartiana, memória, sentimentos e desejos são apenas modificações das representações mentais. Agir sobre elas, portanto, significa influenciar em todas as esferas da vida de uma pessoa. Desse modo, Herbart criou uma teoria da educação que pretende interferir diretamente nos processos mentais do estudante como meio de orientar sua formação.
Embora profundamente intelectualista, a pedagogia herbartiana tem como objetivo maior nem tanto o acúmulo de informações, mas a formação moral do estudante. Por considerar a criança um ser moldado intelectualmente e psiquicamente por forças externas, Herbart dá ênfase primordial ao conceito de instrução. Ela é o instrumento pelo qual se alcançam os objetivos da educação. "Para Herbart, só o ignorante comete erros", diz a pedagoga Maria Nazaré.
A instrução é o elemento central dos três procedimentos que, para Herbart, constituem a ação pedagógica. O primeiro é o que chamou de governo, ou seja, a manutenção da ordem pelo controle do comportamento da criança, uma atribuição inicialmente dos pais e depois dos professores. Trata-se de um conjunto de regras imposto de fora, com o objetivo de manter a criança ocupada. O segundo procedimento é a instrução educativa propriamente dita e seu motor é o interesse, que deve ser múltiplo, variado e harmonicamente repartido. O terceiro é a disciplina, que tem a função de preservar a vontade no caminho da virtude.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo