De acordo com o que estabelece a Lei no 4.320/1964, é class...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa C: ART. 12 § 4º Classificam-se como investimentos as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de emprêsas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.
Alternativa A: § 2º Classificam-se como Transferências Correntes as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público ou privado
Alternativa D e B: § 5º Classificam-se como Inversões Financeiras as dotações destinadas a:
I - aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização;
II - aquisição de títulos representativos do capital de emprêsas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital;
III - constituição ou aumento do capital de entidades ou emprêsas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros.
Alternativa E: § 1º Classificam-se como Despesas de Custeio as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.
DESPESA DE CAPITAL: São 03 tipos
1) DE INVESTIMENTOS: ex: obras públicas, material permanente, aumento de capital de Empresas.
2) INVERSÕES FINANCEIRAS: aquisição de títulos representativos de capital de empresa em funcionamento; aquisição de imóveis já em uso pela Adm. pública.
ex: Uma creche municipal ocupa, a título de aluguel, as instalações de um imóvel cuja propriedade pertence a um particular. Resolvendo o município adquirir referido imóvel, realizará uma despesa que, nos termos estabelecidos na Lei n° 4.320/64, será classificada como inversão financeira.
3) TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL: amortização da dívida pública
4) observe: Amortização de empréstimos # amortização da dívida pública
4.1) sobre Amortização de empréstimos (PF ou PJ pega dinheiro com o Estado E DEVOLVE, pagando com juros)
o pagamento do PRINCIPAL dos EMPRESTIMOS - RECEITA DE CAPITAL
o pagamento dos JUROS - RECEITA CORRENTE DE SERVIÇOS
#
4.2) amortização da dívida pública (é o Estado que pegou dinheiro emprestado e vai devolver com juros)
o pagamento do PRINCIPAL da DÍVIDA PÚBLICA: DESPESA DE CAPITAL- TRANSF. DE CAPITAL
o pagamento dos JUROS da DÍVIDA PÚBLICA: DESPESA CORRENTE - TRANSF. CORRENTE
ATENÇÃO pro MNEMÔNICO:
JUROS = BANCO CONCORRENTE (PROPAGANDA DA MAQUININHA)
X
PAGAMENTO DO PRINCIPAL = rima com CAPITAL
A) é Transferências Correntes
Abraços
GAB: C - Lei 4.320/1964
ERRADA A) ART. 12 § 2º Classificam-se como TRANSFERÊNCIAS CORRENTES as dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público ou privado.
ERRADA B) ART. 12 § 5º Classificam-se como INVERSÕES FINANCEIRAS as dotações destinadas a: [...] II - aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital;
CERTA C) ART. 12 § 4º Classificam-se como INVESTIMENTOS as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, bem como para os programas especiais de trabalho, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente e constituição ou aumento do capital de emprêsas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.
ERRADA D) ART. 12 § 5º Classificam-se como INVERSÕES FINANCEIRAS as dotações destinadas a: [...] III - constituição ou aumento do capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operações bancárias ou de seguros.
ERRADA E) ART. 12 § 1º Classificam-se como DESPESAS DE CUSTEIO as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.
qual foi o corte desta prova? 30?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo