Quando o preso se recusar a assinar ou não souber fazê-lo, o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115971 Direito Processual Penal
Acerca das prisões do direito processual penal brasileiro, julgue o item que se segue.
Quando o preso se recusar a assinar ou não souber fazê-lo, o fato será consignado ao final do auto de prisão em flagrante e certificada a leitura pela autoridade policial. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A simplicidade da questão decorre da exigência de fundamento preciso da lei.

Cuida-se do art. 304, § 3º, do CPP, que diz: Quando o acusado se recusar a assinar, não souber ou não puder fazê-lo, o auto de prisão em flagrante será assinado por duas testemunhas, que tenham ouvido sua leitura na presença deste.

Portanto, a assertiva erra quando diz que "o fato será consignado ao final do auto de prisão em flagrante e certificada a leitura pela autoridade policial".

Em tempo, vale ressaltar que a essas testemunhas do fundamento acima dá-se o nome de "fedatárias", ou impróprias ou instrumentárias. Em suma, são as que depõem sobre a regularidade de um ato, que confirmam a autenticidade de um ato processual; ou, ainda, sobre a regularidade de atos que presenciaram, não necessariamente sobre os fatos que constituem o objeto principal do julgamento.

Gabarito da professora: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ART 304 § 3 Quando o acusado se recusar a assinar, não souber ou não puder fazê-lo, o auto de prisão em flagrante será assinado por duas testemunhas, que tenham ouvido sua leitura na presença deste. 

Preso se recusa a assinar o APF

Nesse caso, pode-se suprir a assinatura do preso pela assinatura de duas testemunhas.

ADENDO

 Prisão em Flagrante e Busca pessoal por Guarda Municipal ?

 

1- Prisão em flagrante: PODE - pacífico, STJ REsp n. 2.002.178 - 2022: não encontra óbice na legislação, pois qualquer do povo pode, segundo art. 301 do CPP, erigido pelo legislador com base no princípio da autodefesa da sociedade e na impossibilidade de que o Estado seja onipresente.

2- Busca pessoal: NÃO - prevalece, como regra, STJ Info 746 - 2022: A fundada suspeita é um requisito necessário, mas não suficiente, por si só,  para autorizar a medida. Apenas agentes públicos com atribuição para tanto podem aferí-la.

GAB. ERRADO!

O que ocorre se o preso se recusar a assinar o recibo da entrega da nota de culpa?

Diante da recusa do preso em assinar o recibo, a autoridade deve elaborar certidão constando o incidente, que deverá ser também assinada por outras duas pessoas.

Assinado por duas testemunhas, denominadas FEDATÁRIAS.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo