Com relação aos processos políticos, econômicos e sociais da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q127687 História
Com relação aos processos políticos, econômicos e sociais das Américas, bem como às relações internacionais nos séculos XIX, XX e XXI, assinale a opção correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: D

Explicação: A alternativa D está correta ao indicar que o conceito de América do Sul ganhou uma conotação política além de sua base geográfica e histórica, especialmente na transição do século XX para o século XXI. Isso aconteceu devido a diversas iniciativas de integração regional e políticas que buscaram fortalecer os laços entre os países sul-americanos, muitas vezes em resposta a dinâmicas globais e à influência de potências externas.

As demais alternativas contém imprecisões ou interpretações equivocadas:

  • A alternativa A é imprecisa ao sugerir que houve pouca transformação na sociedade americana após a Guerra de Secessão; na verdade, ocorreram mudanças significativas na economia e na sociedade dos EUA.
  • A alternativa B confunde o período histórico das relações da América Latina com as superpotências. Embora tenha havido momentos de maior ou menor dependência, a dinâmica entre autonomia e dependência não se deu de forma tão simplificada e direta quanto sugerido.
  • A alternativa C é incorreta pois a América Latina, como um todo, não aderiu aos movimentos não alinhados durante a Guerra Fria. Alguns países adotaram posturas não alinhadas, mas não houve uma adesão unânime.
  • A alternativa E falha ao generalizar a ideia de unidade ideológica e política entre as Américas, ignorando as diversas diferenças e particularidades de cada país e região.

Assim, ao considerar as nuances e complexidades dos processos políticos, econômicos e sociais na América do Sul, reconhecemos a validade da alternativa D como a correta, refletindo as mudanças políticas e a crescente importância da noção geopolítica regional no cenário internacional contemporâneo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) Nos EUA, onde se desenvolveram processos históricos internos muito diversificados ao longo do século XIX, registra- se transformação pouco acentuada na sociedade individualista de pequenos produtores, a qual caracterizou o período que antecedeu e sucedeu a Guerra de Secessão
      -Simplesmente após a guerra da secessão os EUA deixaram de ser um país escravista.

b) No século XX, a América Latina moveu-se, de forma pendular, entre autonomia e dependência nas relações com as superpotências globais: em um primeiro momento, com Inglaterra e França e, em um segundo momento, com os EUA e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)
       -Não há como se falar em autonomia da américa latina.

c) A América Latina aderiu aos movimentos não alinhados na Guerra Fria, como os liderados, nas décadas de 60 e 70 do século XX, por Nasser, no Egito, e Tito, na antiga Iugoslávia.
        -Não há como se falar em uma totalidade da américa latina como alinhada aos não alinhados. O Brasil, por exemplo, nunca fez parte, apesar de ter participado de algumas reuniões.

d) resposta

e) Embora bastante diferenciadas em suas formas históricas de colonização, as Américas revelam uma unidade ideológica e política que agrega, ainda hoje, um Norte mais desenvolvido e um Sul em processo de desenvolvimento.
     -De fato houve algumas diferenças, mas não tem como se cravar "bastante diferenciada". Tanto as do norte quanto as do sul tiveram agricultura exportadora do tipo plantation e escravos
Com relação à letra E, acredito que o erro esteja na afirmação de que as Américas revelam uma unidade ideológica e política. Houve sim diferenças na colonização (América do Norte X Latina) e ainda existe um norte mais desenvolvido e um sul ainda em desenvolvimento, como é colocado no início e no fim da alternativa.

A principal razão para essa conotação política foi a criação da UNASUL, que foi criada em 2008 e adquiriu status de pessoa jurídica em 2011.

Gabarito D.

(A) ERRADO. A sociedade de pequenos produtores de que fala o item não se consolidou antes a Guerra de Secessão, mas após, graças ao Homestead Act de 1862, que incentivava a ida de imigrantes para os EUA, desde que adotassem o modo de produção do Norte estadunidense, de pequenas propriedades familiares com trabalho livre.

(B) ERRADO. A América Latina como um todo nunca teve relação de independência em relação à URSS.

(C) ERRADO. A América Latina como um todo nunca aderiu ao movimento dos não alinhados. Só para citar 2 exemplos, o próprio Brasil, apesar de participar como observador, nunca aderiu ao movimento, e Cuba se alinhou à URSS.

(D) CERTO. A América do Sul se apresenta como realidade geográfica, já que se distingue facilmente de outros continentes. Também possui particularidade histórica associada à formação de fronteiras, com forte influência das colonizações portuguesa e espanhola, além do uti possidetis de facto e de juris no processo de formação das fronteiras.

(E) ERRADO. Não há unidade ideológica nem política na América Latina. Países se dividem em liberais, conservadores, de esquerda, de direita, etc.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo