A União Federal, o Estado Alfa e o Município Beta contratara...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2509927 Direito Administrativo
A União Federal, o Estado Alfa e o Município Beta contrataram um consórcio público, que ostenta natureza jurídica de direito público, para a realização de objetivos de interesse comum. Nesse contexto, os Chefes do Poder Executivo dos entes federativos envolvidos emitiram uma nota à imprensa, tecendo comentários sobre a associação pública constituída, em especial sobre os benefícios que seriam gerados para a população.
Nesse cenário, considerando as disposições da Lei no 11.107/2005, é correto afirmar que o consórcio público criado integra a Administração
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, precisamos compreender o conceito de consórcio público e sua relação com a administração pública segundo a legislação vigente, especificamente a Lei nº 11.107/2005.

Um consórcio público é uma pessoa jurídica formada por entes federativos – como União, Estados, Municípios e o Distrito Federal – com o objetivo de realizar atividades de interesse comum. De acordo com a legislação, um consórcio pode ter natureza jurídica de direito público ou privado.

Quando o consórcio possui natureza jurídica de direito público, ele se caracteriza como uma associação pública e integra a Administração Indireta dos entes federativos participantes. Isso significa que, mesmo sendo uma entidade única, ela está ligada a cada um dos entes que a compõem.

Vamos analisar as alternativas:

A - Indireta da União Federal, do Estado Alfa e do Município Beta.
Esta é a alternativa correta. Como o consórcio público mencionado tem natureza jurídica de direito público, ele faz parte da Administração Indireta de todos os entes federativos que o formam, ou seja, União, Estado Alfa e Município Beta.

B - Direta da União Federal, do Estado Alfa e do Município Beta.
Esta alternativa está incorreta porque a administração direta é composta por órgãos que fazem parte da estrutura administrativa dos entes federativos, como ministérios e secretarias, e não por consórcios públicos.

C - Indireta da União Federal e do Estado Alfa, apenas.
Esta alternativa está incorreta porque exclui o Município Beta da administração indireta, o que não está correto, já que todos os entes participantes integram a administração indireta por meio do consórcio público.

D - Indireta da União Federal, apenas.
Esta alternativa está incorreta pois limita a relação do consórcio à União, ignorando o Estado Alfa e o Município Beta, que também fazem parte da administração indireta através do consórcio.

E - Direta da União Federal, apenas.
Esta alternativa está incorreta porque, novamente, se refere à administração direta, o que não é o caso para um consórcio público de natureza de direito público.

Em resumo, a natureza jurídica de direito público do consórcio faz com que ele integre a Administração Indireta de todos os entes federativos que o compõem, conforme previsto na Lei nº 11.107/2005.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: A

A natureza jurídica de direito público implica que o consórcio integra a administração indireta dos entes federativos consorciados.

Consórcio Público é uma pessoa jurídica de direito público ou privado criada por dois ou mais entes federativos (União, Estados, Distrito Federal ou Municípios) para a gestão associada de serviços públicos, conforme previsto no Art. 241 da CF/88. Os consórcios públicos são utilizados para a realização de objetivos de interesse comum entre os entes consorciados, facilitando a cooperação e a execução de serviços públicos de forma mais eficiente e econômica.

Art. 6º O consórcio público adquirirá personalidade jurídica:

I – de direito público, no caso de constituir associação pública, mediante a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções;

II – de direito privado, mediante o atendimento dos requisitos da legislação civil.

§ 1º O consórcio público com personalidade jurídica de direito público integra a administração indireta de todos os entes da Federação consorciados.

Trata-se de uma autarquia "autarquia interfederativa" ou "autarquia multifederada". Se é autarquia, só pode pertencer a administração indireta.

Errei, porque, não ficou claro, se o município estava situado no estado, logo, apliquei o § 2º do art. 1º, da lei 11.107:

§ 2º A União somente participará de consórcios públicos em que também façam parte todos os Estados em cujos territórios estejam situados os Municípios consorciados.

Art. 6º da Lei 11.107/05. O consórcio público adquirirá personalidade jurídica:

§ 2º O consórcio público, com personalidade jurídica de direito público ou privado, observará as normas de direito público no que concerne à realização de licitação, à celebração de contratos, à prestação de contas e à admissão de pessoal, que será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. (Redação dada pela Lei nº 13.822, de 2019).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo