A Resolução CONAMA nº 001/1986 enuncia que ao se determinar...
I. sempre que julgar necessário; II. quando solicitada pelo ministério público; II. quando solicitada por determinação do Ibama; IV. quando solicitada por 40 ou mais cidadãos.
Assinale
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação do Enunciado: A questão aborda a realização de audiências públicas no contexto do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), com base na Resolução CONAMA nº 001/1986 e Resolução CONAMA nº 9/1987.
Legislação Aplicável:
A Resolução CONAMA nº 001/1986 estabelece a necessidade do EIA/RIMA para determinados projetos, enquanto a Resolução CONAMA nº 9/1987 detalha as condições para a realização de audiências públicas.
Explicação do Tema Central: A audiência pública é um instrumento de participação social nos processos de licenciamento ambiental. Ela permite que a sociedade e órgãos interessados façam perguntas e apresentem preocupações sobre os impactos ambientais de um projeto.
Exemplo Prático: Imagine a construção de uma grande fábrica próxima a uma área residencial. Os moradores, preocupados com possíveis impactos ambientais, podem solicitar uma audiência pública para discutir o RIMA e obter mais informações.
Justificativa da Alternativa Correta (A):
A alternativa correta é A - se somente os itens I e II estiverem corretos.
De acordo com a Resolução CONAMA nº 9/1987, a audiência pública pode ser realizada sempre que o órgão ambiental competente julgar necessário (item I) e quando solicitada pelo Ministério Público (item II). Estes são os cenários corretos para a promoção de uma audiência pública.
Análise das Alternativas Incorretas:
Item III: Não há previsão na legislação para que o IBAMA determine diretamente a realização de uma audiência pública, o que torna este item incorreto.
Item IV: A legislação requer que a audiência pública seja solicitada por um número mínimo de 50 cidadãos, não 40, tornando este item falso.
Estratégia para Evitar Pegadinhas:
Preste atenção aos números e às entidades mencionadas. Lembre-se de verificar se eles estão corretos segundo a legislação vigente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme a CONAMA 09/2987, Art. 2o "Sempre que julgar necessário, ou quando for solicitado por entidade civil, pelo Ministério Público, ou por 50 (cinqüenta) ou mais cidadãos, o Órgão de Meio Ambiente promoverá a realização de audiência pública".
Ou seja:
1a hipótese: O órgão de Meio Ambiente promoverá a realização de audiência pública sempre que julgar necessário;
ou
2a hipótese: quando for solicitado por entidade civil, MP ou por 50 ou mais cidadãos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo