O exame necroscópico do cadáver referido no texto 1A9AAA ev...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q866714 Medicina Legal

Texto 1A9AAA


      Em determinada cidade interiorana, por volta das dezesseis horas de um dia ensolarado, o corpo de uma mulher jovem foi encontrado por populares, em área descoberta de um terreno baldio. O delegado de plantão foi comunicado do fato e, ao dirigir-se ao local, a autoridade policial verificou que o corpo se encontrava em decúbito dorsal e despido. A perícia de local, tendo realizado exame perinecroscópico, verificou que o corpo apresentava temperatura de 27 ºC, além de rigidez completa de tronco e membros. Constataram-se escoriações na face, fraturas dos elementos dentários anteriores, manchas roxas na região cervical anterior e duas lesões profundas na região torácica anterior, abaixo da mama esquerda, medindo a maior delas 4 cm × 1 cm. Havia tênue mancha de tonalidade avermelhada na face posterior do corpo, que só não se evidenciava nas partes que estavam em contato com o solo. Nas adjacências das lesões torácicas e no solo próximo ao corpo, havia pequena quantidade de sangue coagulado. No mesmo terreno onde estava o corpo, foi encontrada uma faca de gume liso único. A lâmina, que estava suja de sangue, tinha formato triangular e media 20 cm de comprimento e 4 cm de largura em sua base. Exames laboratoriais realizados posteriormente atestaram que o sangue presente na faca pertencia à vítima. Após a lavagem do corpo, foi possível detectar lesões torácicas, de acordo com as imagens mostradas na figura a seguir.


                  

O exame necroscópico do cadáver referido no texto 1A9AAA evidenciou equimoses violáceas e escoriações na vulva, hímen roto, dilatação do ânus, sem escoriações ou fissuras, e o exame citológico da secreção vaginal detectou espermatozoides e PSA.


A propósito dessas considerações adicionais, assinale a opção correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A) CORRETO. Lembrem-se que são sinais de certeza da conjunção carnal: ruptura do hímen, presença de esperma na cavidade vaginal, presença de gravidez, presença de cancro sifilítico no colo do útero, presença de fosfatase ácida prostática (acima de 300 UI/ml), presença de PSA ou glicoproteína P30.

B) INCORRETO - não é prova "inquestionável" de coito anal, tendo em vista que pode advir de outras causas.

C) INCORRETO - podem ser indicativos, mas não são sinais de certeza.

D) INCORRETO - Hímen roto (rompido) pode atestar a prática da conjunção carnal, mas não se pode afirmar que tal prática tenha sido realizada pelo agressor.

E) INCORRETO - Encontrar espermatozoide na secreção vaginal indica a ocorrência de conjunção carnal, no entanto, não afirma a prática de estupro.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Novembro Azul: exame de PSA para câncer de próstata.

"Outros métodos para verificar presença de sêmen na vagina, com o mesmo significado que o achado de espermatozóide, são os que se baseiam na detecção, no líquido vaginal, da fosfatase ácida prostática, em altos teores, e do antígeno prostático-específico (PSA). Esses métodos têm recebido destacada importância porque podem evidenciar a presença de sêmen mesmo no caso de cópulas com indivíduos azoospérmicos por processo patológico ou esterilização cirúrgica, e ainda nas situações em que falhe a identificação de espermatozóides, por erro de observação, por autólise ou por contaminação bacteriana." 

Hygino Carvalho Hercules

"A perícia médico-legal irá comprovar a realidade da cópula vagínica, importando, se mulher virgem, na ruptura do hímen, ou, nos casos de complacência ou mulher não virgem, a constatação de uma moléstia venérea profundamente situada, de que o imputado seja portador e que se encontre em fase contagiante, ou de uma taxa alta de fosfatase ácida na secreção vaginal (300 a 3.000 unidades King por centímetro cúbico de esperma humano), do próprio esperma, além da barreira himenal, ou de uma gravidez." (Grifamos)

Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.

Gabarito A

 

Componentes do esperma:

·        Espermatozóide

·        PSA

·        P30

Exames que fornecem probabilidade positiva de presença de esperma:    

           Cristais de BARBÉRIO

           Cristais de BAECHI

           Cristais de BOKARIUS

 

Atenção: no estudo da Medicina Legal é de suma importância prestar muito atenção quando um enunciado afirmar veementemente sobre a certeza de um fato. Não é porque uma dada situação posibilita um resultado, que seja este o único fim alcançável.

Para aqueles que ficaram na duvida entre a A e a C; Vulva é a região externa do órgão genital feminino, onde ficam os pelos e os pequenos e grandes lábios. Logo por exclusão restará a alternativa A.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo