Para especialistas em educação é preciso aproveitar o moment...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2087405 Pedagogia

Para especialistas em educação é preciso aproveitar o momento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para enfrentar a excessiva fragmentação dos currículos com matérias estanques que não discorrem entre si. Nesse sentido, a implementação da BNCC envolve mudanças de conceitos sobre conteúdo, avaliação e contexto de aprendizagem. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O conhecimento cognitivo puro deixa de ser o maior enfoque da formação, saindo de uma formação conteudista para uma formação que considera o que é possível fazer com o conhecimento adquirido.


( ) As provas e as avaliações deverão tornar-se um glossário de acompanhamento dos alunos.


( ) O conteúdo passa a ter significado para além das provas e é sob esse fundamento que as avaliações curriculares devem ser reformuladas.


( ) Cada habilidade propõe que o conteúdo deve ter em si uma finalidade e uma intencionalidade pedagógica; o volume de assuntos é mais enxuto e direcionado.


( ) Espera-se a formação de um aluno que saiba se aprofundar em suas áreas de interesse, com autonomia para buscar conhecimento independentemente do conteúdo programático.


( ) Tudo o que é aprendido deve fazer parte de um contexto maior relacionado à vida do aluno e com algum nível de aplicação prática, fazendo com que ele busque a habilitação técnica durante a escolarização básica.


A sequência está correta em 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é A - V, F, V, V, V, F. Vamos entender o porquê dessa sequência ser a correta, discutindo cada um dos pontos apresentados na questão.

O primeiro item menciona que o conhecimento cognitivo puro deixa de ser o maior enfoque da formação, movendo-se para uma formação que valoriza o que é possível fazer com o conhecimento adquirido. Isso está alinhado com a proposta da BNCC de promover o desenvolvimento de competências e habilidades, e não apenas a memorização de conteúdos. Por isso, a primeira afirmação é Verdadeira (V).

Quanto ao segundo item, ao afirmar que as provas e avaliações devem ser um glossário de acompanhamento dos alunos, há uma imprecisão. As avaliações, de acordo com a BNCC, devem servir para monitorar a progressão do aprendizado dos alunos e não apenas como um registro de termos. Portanto, esta afirmação é Falsa (F).

O terceiro item afirma que o conteúdo deve ter significado para além das provas, e as avaliações curriculares devem ser reformuladas sob esse fundamento. Isso está correto, pois uma das ênfases da BNCC é a relevância do aprendizado para a vida do aluno, e não apenas para o desempenho em avaliações. Assim, essa afirmação é Verdadeira (V).

No quarto item, a afirmação de que cada habilidade proposta pela BNCC deve ter uma finalidade e intencionalidade pedagógica, com um volume de assuntos mais enxuto e direcionado, é coerente com os objetivos da Base. A ideia é priorizar o aprendizado significativo e contextualizado, em vez de uma grande quantidade de informações. Portanto, é Verdadeira (V).

O quinto item está alinhado com a promoção da autonomia do aluno, um dos princípios da BNCC. A expectativa é que os alunos sejam encorajados a se aprofundar em áreas de interesse e buscar conhecimento de forma independente. Assim, a afirmação é Verdadeira (V).

Por fim, o sexto item sugere que tudo o que é aprendido deve ser aplicado praticamente e que o aluno deve buscar habilitação técnica durante a escolarização básica. Embora a aplicação prática do conhecimento seja importante, a BNCC não estabelece que o foco da escolarização básica seja a habilitação técnica. Portanto, essa afirmação é Falsa (F).

Resumindo, a sequência correta é a da alternativa A, que corresponde a V, F, V, V, V, F, refletindo a filosofia e as diretrizes estabelecidas pela BNCC para a educação nacional.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo