A tenossinovite da servidora deve ser considerada como câim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115491 Segurança e Saúde no Trabalho
    Servidora pública taquígrafa, 55 anos de idade, destra, após 25 anos de trabalho, desenvolveu importante tenossinovite dos dedos da mão direita. Posteriormente, evoluiu com diminuição de sensibilidade nos 4.º e 5.º quirodáctilos e, ao exame, verificou-se dificuldade para fazer a ligação completa entre o 1.º e o 5.º quirodáctilos. Foi readaptada para cargo sem risco ergonômico e aposentou-se por tempo de serviço com 30 anos de exercício do referido trabalho. Três anos após sua aposentadoria, apresentou câncer de mama.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item que se segue, relativos à legislação previdenciária específica e à conduta médico-pericial.  
A tenossinovite da servidora deve ser considerada como câimbra do escrivão, doença profissional.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão se baseia nos fundamentos da Saúde Ocupacional, com foco em doenças do Trabalho e doenças profissionais (Dort).

As doenças ocupacionais podem ser classificadas da seguinte forma:

Doença profissional: é a entidade mórbida produzida ou desencadeada pelo exercício de trabalho peculiar à determinada atividade.

Doença de trabalho: é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relaciona diretamente.

Sobre as doenças citadas pela questão devemos estar cientes dos seguintes fatores:

CÂIMBRA DO ESCRIVÃO: contração espasmódica dos músculos da mão (inclusive quirodáctilos) e do antebraço, acompanhada de neuralgia nesses locais, e que sobrevém durante a tentativa de escrever; ela está diretamente relacionada à síndrome do overuse, tal contração tem sido incluída no grupo das lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), sendo enquadrada em doença profissional

TENOSSINOVITE (M65): é um processo inflamatório provocado por um problema mecânico: o atrito entre os tendões e os ossos lesa a bainha que fica entre tais estruturas, gerando sintomas inflamatórios. Este quadro pode gerar a compressão dos nervos periféricos localizados na região do punho, ela faz parte do grupo de  Doenças do Sistema Osteomuscular e do Tecido Conjuntivo Relacionadas ao Trabalho (Grupo XIII da CID-10) na lista de doenças relacionadas ao trabalho de acordo com a PORTARIA/MS N.º 1.339/1999, classificada como doença do trabalho


A questão afirma que a tenossinovite da servidora deve ser considerada como câimbra do escrivão, e por isso está errada, as duas doenças são classificadas separadamente por serem distintas, não podemos considerar tenossinovite como câimbra do escrivão, também devemos ficar cientes que a tenossinovite é classificada como doença do trabalho enquanto a câimbra do escrivão é uma doença profissional.

Gabarito do Professor: ERRADO




Fonte bibliográfica: Ministério da Saúde do Brasil  - Doenças relacionadas ao trabalho - Manual de procedimentos para os serviços de saúde.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 A tenossinovite da servidora deve ser considerada uma doença do trabalho.

Gabarito errado

não podemos considerar tenossinovite como câimbra do escrivão, também devemos ficar cientes que a tenossinovite é classificada como doença do trabalho enquanto a câimbra do escrivão é uma doença profissional.

Doenças profissionais = típicas da profissão ex: câimbra do escrivão, saturnismo etc.

Rm 12:12

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo