Nesse caso, é possível constatar que, além da tenossinovite,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115492 Segurança e Saúde no Trabalho
    Servidora pública taquígrafa, 55 anos de idade, destra, após 25 anos de trabalho, desenvolveu importante tenossinovite dos dedos da mão direita. Posteriormente, evoluiu com diminuição de sensibilidade nos 4.º e 5.º quirodáctilos e, ao exame, verificou-se dificuldade para fazer a ligação completa entre o 1.º e o 5.º quirodáctilos. Foi readaptada para cargo sem risco ergonômico e aposentou-se por tempo de serviço com 30 anos de exercício do referido trabalho. Três anos após sua aposentadoria, apresentou câncer de mama.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item que se segue, relativos à legislação previdenciária específica e à conduta médico-pericial.  
Nesse caso, é possível constatar que, além da tenossinovite, a servidora apresentou evolução do quadro osteomuscular para síndrome do túnel do carpo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão se baseia nos fundamentos da Saúde Ocupacional, com foco em doenças do Trabalho e doenças profissionais (Dort).

Para correta resolução da questão devemos estar cientes dos seguintes fatores:



TENOSSINOVITE (M65): é um processo inflamatório provocado por um problema mecânico: o atrito entre os tendões e os ossos lesa a bainha que fica entre tais estruturas, gerando sintomas inflamatórios. Este quadro pode gerar a compressão dos nervos periféricos localizados na região do punho, ela faz parte do grupo de  Doenças do Sistema Osteomuscular e do Tecido Conjuntivo Relacionadas ao Trabalho (Grupo XIII da CID-10) na lista de doenças relacionadas ao trabalho de acordo com a PORTARIA/MS N.º 1.339/1999, considerada uma doença do trabalho.  

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO (G56): é caracterizada pela compressão do nervo mediano em sua passagem pelo canal ou túnel do carpo. Está associada a tarefas que exigem alta força e/ou alta repetitividade, observando-se que a associação de repetitividade com frio aumenta o risco. As exposições ocupacionais consideradas mais envolvidas com o surgimento do quadro incluem flexão e extensão de punho repetidas principalmente se associadas com força, compressão mecânica da palma das mãos, uso de força na base das mãos e vibrações, faz parte da Lista de Doenças do Sistema Nervoso Relacionadas ao Trabalho de acordo com a Portaria/MS n.º 1.339/1999.

A questão da a entender que a síndrome do túnel de carpo faz parte das doenças do Sistema Osteomuscular e do Tecido Conjuntivo, e por isso está errada, na verdade ela faz parte das Doenças do Sistema Nervoso , conforme manual de procedimentos do ministério da Saúde em acordo com a Portaria/MS n.º 1.339/1999.

Gabarito do Professor: ERRADO


Fonte bibliográfica: Ministério da Saúde do Brasil  - Doenças relacionadas ao trabalho - Manual de procedimentos para os serviços de saúde.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADA!

A tenossinovite não EVOLUI para síndrome do túnel do carpo, pois são doenças distintas.

eu só quero ser AFT... essas questoes me assutam kkkk

Tenossinovite é a inflamação da bainha do tendão e da membrana sinovial, encontrados nas articulações, causando dor, inchaço e dificuldade de mover a articulação afetada.

A síndrome do túnel do carpo é uma condição que envolve a compressão do nervo mediano à medida que ele passa pelo túnel do carpo no pulso. Esse nervo inerva a palma da mão e pode causar sintomas como:

  1. Formigamento ou sensação de picadas na mão.
  2. Inchaço nos dedos e/ou na mão.
  3. Dormência nos dedos.
  4. Sensação de queimação ou formigamento no antebraço, em alguns casos.
  5. Fraqueza e dificuldade para segurar objetos.
  6. Dor no pulso, principalmente durante a noite.
  7. Dificuldade para diferenciar calor do frio.

Bons estudos

Rm 12:12

Corrigindo o gabarito do professor:

  • A evolução do quadro de tenossinovite com diminuição de sensibilidade nos 4.º e 5.º quirodáctilos não é compatível com a Síndrome do Túnel do Carpo, condição esta que tem por base o acometimento (na maioria das vezes compressão) do nervo mediano, o qual é responsável pela inervação da face palmar medial e dos 1°, 2° e 3° quirodáctilos.
  • A questão aponta para o acometimento dos 4° e 5° quirodáctilos, que têm inervação suprida pelo nervo ulnar. Neste caso, condições como a Síndrome do Martelo Hipotenar (patologia vascular) ou Síndrome do Túnel Cubital seriam mais aceitáveis.
  • O diagnóstico de Síndrome do Túnel do Carpo neste caso acima é TOTALMENTE descartado pela própria clínica apresentada pelo paciente, dispensando qualquer tipo de exame complementar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo