No que diz respeito aos espaços territoriais especialmente p...
No que diz respeito aos espaços territoriais especialmente protegidos, ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, à responsabilidade administrativa, civil e penal, à tutela processual e aos crimes ambientais, julgue o próximo item.
O grupo das unidades de proteção integral é composto por
cinco categorias de unidade de conservação.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - certo
O tema central da questão é o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que é regulamentado pela Lei nº 9.985/2000 e pelo Decreto nº 4.340/2002. Este sistema é fundamental para a proteção dos espaços territoriais especialmente protegidos, que são essenciais para a preservação da biodiversidade no Brasil.
O SNUC divide as unidades de conservação (UCs) em dois grupos principais: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. No contexto da questão, o foco está no grupo das Unidades de Proteção Integral, que são áreas cujo objetivo básico é preservar a natureza, permitindo apenas o uso indireto dos seus recursos naturais.
De acordo com o artigo 8º da Lei nº 9.985/2000, as Unidades de Proteção Integral são compostas por cinco categorias:
- Estação Ecológica
- Reserva Biológica
- Parque Nacional
- Monumento Natural
- Refúgio de Vida Silvestre
Assim, a afirmação de que o grupo das unidades de proteção integral é composto por cinco categorias de unidade de conservação está correta.
A alternativa E - errado está incorreta porque, conforme visto acima, a legislação realmente define cinco categorias para as Unidades de Proteção Integral. Portanto, a alternativa C - certo é a que reflete a realidade legal, conforme disposto na lei.
Compreender a estrutura do SNUC e suas categorias é essencial para qualquer candidato que busca sucesso em concursos públicos na área ambiental, pois isso influencia diretamente na gestão e na legislação ambiental do Brasil.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Estação Ecológica
- Reserva Biológica
- Parque Nacional
- Monumento Natural
- Refúgio da Vida Silvestre
Art. 8 O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidade de conservação:
I - Estação Ecológica;
II - Reserva Biológica;
III - Parque Nacional;
IV - Monumento Natural;
V - Refúgio de Vida Silvestre.
LEI Nº 9.985/2000 (SNUC)
São 5 as unidades de proteção integral do SNUC, quais sejam: MNEMÔNICO: R.E.P.Re.M
-Reserva biológica;
-Estação ecológica;
-Parque nacional;
-Refúgio da vida silvestre e;
-Monumento natural.
São 7 as categorias de unidades de uso sustentável do SNUC, quais sejam: MNEMÔNICO: 4RE.FLOR.A.A.
-Área de proteção ambiental;
-Área de relevante interesse ecológico;
-Floresta nacional;
-Reserva extrativista;
-Reserva de fauna;
-Reserva de desenvolvimento sustentável e;
-Reserva particular do patrimônio natural.
ESte PARQUE RESERVA um MONUMENTal REFUGIO DA VIDA SILVESTRE
UNIDADES DE PROTEÇÃO INTEGRAL
- ESTAÇÃO ECOLÓGICA
- PARQUE NACIONAL
- RESERVA BIOLÓGICA
- MONUMENTO NATURAL
- REFÚGIO DA VIDA SILVESTRE
Um macetinho que criei para facilitar:
Me REFUGIO na ESTAÇÃO ECOLÓGICA para ir ao PARQUE ver um MONUMENTO BIOLÓGICo.
- REFÚGIO DA VIDA SILVESTRE
- ESTAÇÃO ECOLÓGICA
- PARQUE NACIONAL
- MONUMENTO NATURAL
- RESERVA BIOLÓGICA -------> reparem que é a ÚNICA reserva aqui da proteção integral!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo