GM, Coca-Cola, McDonald’s, Walmart, Renault, LVMH, Danone, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q432319 Relações Públicas
GM, Coca-Cola, McDonald’s, Walmart, Renault, LVMH, Danone, L’Oréal, Aventis, Siemens, Porsche, EADS, Hydro-Québec, Pemex, Honda, Toyota, CNN, Microsoft, Mittal, Google, Petrobras, Embraer, Carrefour e Teleglobo, para citar apenas alguns, não são apenas os fabricantes de bens ordinários ou de serviços específicos, eles também são vetores de transformação em sua cultura nacional ou região. Em alguns casos, as empresas constroem verdadeiros símbolos de uma determinada sociedade ou civilização.

CHANLAT, J-F. Gestão empresarial. São Paulo: Cengage Learning, 2010, p.28.

O comentário acima ressalta, especificamente, a interferência direta das organizações sobre o desenvolvimento da(o)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá! Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa correta é a D) imaginário social.

A questão em análise traz uma citação que discute como grandes corporações, como GM, Coca-Cola, McDonald's, entre outras, não são apenas fabricantes de bens ou prestadoras de serviços, mas também atuam como vetores de transformação cultural em suas regiões ou nações. Em alguns casos, elas se tornam verdadeiros símbolos de uma sociedade ou civilização.

A alternativa correta é a D) imaginário social porque o texto destaca a influência dessas empresas na formação de símbolos culturais. O imaginário social refere-se ao conjunto de imagens, símbolos, valores e crenças que uma sociedade compartilha, e como as empresas podem influenciar esses elementos ao ponto de se tornarem representações culturais significativas.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas para entender por que não são a melhor escolha:

A) integração horizontal: Refere-se ao processo de expansão de uma empresa através da aquisição de concorrentes no mesmo setor de atividade. Não tem relação direta com a transformação cultural abordada no texto.

B) integração vertical: Isso se refere ao controle que uma empresa exerce sobre seus fornecedores ou distribuidores, visando maior controle sobre sua cadeia produtiva. Assim como a integração horizontal, não está relacionado à transformação do imaginário social.

C) reestruturação produtiva: Trata-se de mudanças na organização e nos processos produtivos de uma empresa para torná-la mais eficiente. Esse conceito é mais voltado para melhorias internas e operacionais, sem conexão direta com a criação de símbolos culturais mencionada no texto.

E) controle de qualidade: Este é um processo destinado a garantir que os produtos ou serviços de uma empresa estejam em conformidade com padrões estabelecidos de qualidade. Embora seja crucial para a reputação de uma empresa, não está relacionado à influência cultural ou ao imaginário social.

Portanto, ao analisar o contexto apresentado na citação, podemos identificar que a transformação cultural e a criação de símbolos que representam uma sociedade estão diretamente relacionadas ao imaginário social, razão pela qual a alternativa D é a correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: D

O que é o imaginário social?

O imaginário social é constituído e se expressa por ideologias e utopias ... [e]... por símbolos, alegorias, rituais, mitos.” (Carvalho, 1987: 11). Assim o campo do imaginário também é um campo de luta política e pelo poder, onde se cruzam interesses de grupos sociais e ideologias.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo