De acordo com o Caderno de Suplementação de Micronutrientes...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040962 Enfermagem
De acordo com o Caderno de Suplementação de Micronutrientes 2022, do Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Saúde da Família preconiza a suplementação profilática de ferro para todas as crianças de 6 a 24 meses de idade, gestantes ao iniciarem o pré-natal, mulheres no pós-parto e pós-aborto e na suplementação de ácido fólico para gestantes .
Analise as assertivas e marque a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Ministério da Saúde conta com três programas e estratégias voltados para a prevenção e atenção às deficiências de micronutrientes por meio da suplementação profilática, são eles: Fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó – NutriSUS, Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) e Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA).

A) Incorreta- A alternativa propõe que mulheres com fatores de risco para Doença do Tubo Neural (DNT) devem ser orientadas para a suplementação diária na dosagem de 4 mg de ácido fólico. Essa quantidade deve ser suplementada, pelo menos, 30 dias antes da data em que se planeja engravidar até a 12a semana da gestação, estando incorreta, conforme recomendação do Caderno dos programas nacionais de suplementação de micronutrientes do Ministério da Saúde, mulheres com fatores de risco para DTN devem ser orientadas para a suplementação diária na dosagem de 5 mg de ácido fólico. Essa quantidade deve ser suplementada pelo menos 30 dias antes da data em que se planeja engravidar até a 12a semana da gestação. 

B) Incorreta- A alternativa propõe que as gestantes devem ser suplementadas com ácido fólico para a prevenção de Doença do Tubo Neural. A recomendação de ingestão é de 40mg de ácido fólico todos os dias. Essa quantidade deve ser consumida pelo menos 30 dias antes da data em que se planeja engravidar até a 12a semana da gestação, estando incorreta,  conforme recomendação do Caderno dos programas nacionais de suplementação de micronutrientes do Ministério da Saúde,  as gestantes devem ser suplementadas com ácido fólico para a prevenção de DTN. A recomendação de ingestão é de 0,4mg de ácido fólico, todos os dias. Essa quantidade deve ser consumida pelo menos 30 dias antes da data em que se planeja engravidar até a 12a semana da gestação. 

C) Incorreta- A alternativa propõe que as crianças que recebem a estratégia NutriSUS devem receber o suplemento de sulfato ferroso, estando incorreta, conforme recomendação do Caderno dos programas nacionais de suplementação de micronutrientes do Ministério da Saúde, a criança que recebe suplementação pelo NutriSUS não deve receber outro suplemento de ferro, como o sulfato ferroso; e não necessita receber a megadose de vitamina A.

D) Correta -  Conforme recomendação do Caderno dos programas nacionais de suplementação de micronutrientes do Ministério da Saúde, a partir de 2022, o esquema de suplementação para a criança prevê a oferta diária de sulfato ferroso por três meses consecutivos, seguida de uma pausa de três meses no recebimento do suplemento. No final do terceiro mês, inicia-se um novo ciclo de três meses de suplementação diária. No total, a criança de 6 a 24 meses de idade deve receber dois ciclos de suplementação.

E) Incorreta- A alternativa propõe que crianças que não estejam em aleitamento materno exclusivo e recebam leite de vaca poderão ser submetidas à suplementação profilática de ferro a partir dos 2 meses de idade, juntamente com a introdução da alimentação complementar, segundo as recomendações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 anos, estando incorreta, crianças que não estejam em aleitamento materno exclusivo e recebam leite de vaca poderão ser submetidas à suplementação profilática de ferro a partir dos 4 meses de idade, juntamente com a introdução da alimentação complementar, segundo as recomendações do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 anos.

Gabarito: Letra D


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Caderno dos programas nacionais de suplementação de micronutrientes [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2022


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A partir de 2022, o esquema de suplementação para a criança prevê a oferta diária de sulfato ferroso por três meses consecutivos, seguida de uma pausa de três meses no recebimento do suplemento. No final do terceiro mês, inicia-se um novo ciclo de três meses de suplementação diária. No total, a criança de 6 a 24 meses de idade deve receber dois ciclos de suplementação.

Ítem D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo