A respeito de prisão e liberdade provisória, assinale a opçã...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (22)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta. Durante a tramitação da ação penal, a prisão preventiva pode ser decretada a qualquer momento, desde que atenda aos requisitos necessários, independentemente de ter havido concessão de liberdade provisória, esta não impede aquela.
B) Incorreta. A pessoa autuada em flagrante delito deve ser submetida a uma audiência de custódia, dentro de 24 horas, para que sejam analisados os requisitos necessários para conversão do flagrante em preventiva ou a liberdade.
C) Incorreta. Não há dispositivo legal nesse sentido, consequentemente, a prática de crime grave ou hediondo não impede a liberdade provisória.
D) Incorreta. A prisão em flagrante é facultada a qualquer do povo, sendo obrigatória apenas para as autoridades policiais e seus agentes.
E) Correta. Nos termos do §2º do art. 306 do CPP a nota de culpa será entregue ao preso em até 24 horas. Veja:
“Art. 306. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
§ 1 Em até 24 horas após a realização da prisão, será encaminhado ao juiz competente o auto de prisão em flagrante e, caso o autuado não informe o nome de seu advogado, cópia integral para a Defensoria Pública.
§ 2 No mesmo prazo, será entregue ao preso, mediante recibo, a nota de culpa, assinada pela autoridade, com o motivo da prisão, o nome do condutor e os das testemunhas."
A título de complementação, vale lembrar os procedimentos que devem ser imediatamente comunicados e os que devem ser realizados em até 24 horas:
- Procedimentos imediatos - Comunicação da prisão ao juiz, ao MP, à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
- Procedimentos em até 24 horas - Nota de culpa, Audiência de custódia, cópia integral do APF para a Defensoria Pública, se necessário.
ATENÇÃO: De acordo com a nova Lei de Abuso de Autoridade - Lei nº 13.869/2019, em seu art. 12, III, deixar de entregar ao preso, no prazo de 24horas, a nota de culpa, assinada pela autoridade, com o motivo da prisão e os nomes do condutor e das testemunhas configura crime de abuso de autoridade, com pena de detenção de seis meses a dois anos e multa.
Gabarito do Professor: Alternativa E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: E
Art. 306. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
§ 1 Em até 24 horas após a realização da prisão, será encaminhado ao juiz competente o auto de prisão em flagrante e, caso o autuado não informe o nome de seu advogado, cópia integral para a Defensoria Pública.
§ 2 No mesmo prazo, será entregue ao preso, mediante recibo, a nota de culpa, assinada pela autoridade, com o motivo da prisão, o nome do condutor e os das testemunhas.
Sobre a letra a:
Art. 316. O juiz poderá revogar a prisão preventiva se, no correr do processo, verificar a falta de motivo para que subsista, bem como de novo decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem
Letra E
Em até 24h:
1- Será encaminhado o APF ao Juiz
2 - Será entregue ao preso:
Nota de Culpa (com o motivo da prisão) + Nome do Condutor + Nome das Testemunhas
____________
(CESPE) O documento entregue ao conduzido após a lavratura do auto de prisão em flagrante, assinado pela autoridade policial e contendo o motivo da prisão, o nome do condutor e das testemunhas, denomina-se:
A) termo circunstanciado.
B) auto de prisão em flagrante.
C) nota de culpa. (CERTO)
D) carta de guia.
E) boletim de ocorrência.
Gabarito: LETRA E
Sobre a nota de culpa:
- É importante que você não confunda (1º) comunicação da prisão, (2º) encaminhamento do auto de prisão em flagrante e (3º) entrega da nota de culpa! (Art 306, § 1º , § 2º CPP)
1º) Comunicação da prisão= comunicada imediatamente ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada;
2º) Encaminhamento do APF= Em até 24 horas após a realização da prisão, será encaminhado ao juiz competente o auto de prisão em flagrante;
3º) Nota de culpa= No mesmo prazo de 24 horas o preso deve receber a “nota de culpa”, que é o documento mediante o qual a autoridade dá ciência ao preso dos motivos de sua prisão, com o nome do condutor e nome das testemunhas
LEMBRANDO: Segundo a nova lei de abuso de autoridade 13.869/2019, em seu art 12 inc. III, deixar de entregar ao preso, no prazo de 24horas, a nota de culpa, assinada pela autoridade, com o motivo da prisão e os nomes do condutor e das testemunhas= CONFIGURA ABUSO DE AUTORIDADE!
FONTE: Colegas do QC..
GABARITO - E
PROCEDIMENTOS RELACIONADOS A PRISÃO:
PROCEDIMENTOS IMEDIATOS:
- Comunicação imediata ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
PROCEDIMENTOS EM 24H:
- Envio do APF ao Juiz
- Realização da audiência de Custódia
- caso o autuado não informe o nome de seu advogado, cópia integral do APF para a Defensoria Pública.
- nota de culpa, assinada pela autoridade, com o motivo da prisão, o nome do condutor e os das testemunhas.
CUIDADO!
Pode configurar abuso!
Lei 13.869/19:
- Art. 12. Deixar injustificadamente de comunicar prisão em flagrante à autoridade judiciária no prazo legal.
- Art.12, III - deixa de entregar ao preso, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a nota de culpa, assinada pela autoridade, com o motivo da prisão e os nomes do condutor e das testemunhas;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo