Julgue os itens a seguir como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e...
Julgue os itens a seguir como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa correta.
( ) Nas instituições públicas de educação superior, o professor ficará obrigado ao mínimo de vinte horas semanais de aulas.
( ) Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver
( ) Denomina-se Educação Profissional aquela oferecida a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
( ) O ensino da língua portuguesa e da matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio, assegurada às comunidades indígenas, também, a utilização das respectivas línguas maternas.
( ) A educação de jovens e adultos deverá
articular-se, preferencialmente, com a educação
profissional.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E (F - V - F - V - V)
A questão aborda conhecimentos referentes à legislação da educação, tocando em pontos específicos da estrutura e funcionamento da educação superior, da educação profissional e da educação básica, incluindo a educação de jovens e adultos e educação indígena. Entender a legislação é fundamental para atuar na área de educação e para provas de concursos públicos.
Primeiro item (Falso): A legislação não estabelece que o professor de instituições públicas de educação superior esteja obrigado a um mínimo de vinte horas semanais de aulas. A carga horária pode variar conforme a instituição e o regime de trabalho do professor (tempo integral, parcial, etc.).
Segundo item (Verdadeiro): O ano letivo na educação superior deve ter, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, o que não inclui o período reservado para exames finais. Isso está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Terceiro item (Falso): A Educação Profissional não é especificamente oferecida a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Ela é um tipo de educação voltada para a formação técnica e profissionalizante e pode ser acessada por qualquer indivíduo, independente de suas condições pessoais.
Quarto item (Verdadeiro): O ensino da língua portuguesa e da matemática é obrigatório nos três anos do ensino médio. Além disso, a legislação garante às comunidades indígenas o direito à utilização de suas línguas maternas, junto ao ensino do português.
Quinto item (Verdadeiro): A LDB orienta que a educação de jovens e adultos deve se articular, preferencialmente, com a educação profissional, com o objetivo de proporcionar uma formação que favoreça a inserção no mercado de trabalho.
Em resumo, a alternativa E está correta porque reflete as disposições legais vigentes para cada um dos itens abordados pela questão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB. LETRA E.
I - Nas instituições públicas de educação superior, o professor ficará obrigado ao mínimo de oito horas semanais de aulas;
II - CORRETO;
III - Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação;
IV - CORRETO;
V - CORRETO.
LEI 9.394/96 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
ITEM 1 (F) Art. 57. Nas instituições públicas de educação superior, o professor ficará obrigado ao mínimo de oito horas semanais de aulas. (8 horas e não 20 horas)
ITEM 2 (V) Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
ITEM 3 (F) Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (educação especial e não educação profissional)
ITEM 4 (V) Art. 35-A, § 3º O ensino da língua portuguesa e da matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio, assegurada às comunidades indígenas, também, a utilização das respectivas línguas maternas.
ITEM 5 (V) Art. 37, § 3º A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo