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Q2448508 Pedagogia
“Neutra, ‘indiferente’ a qualquer destas hipóteses, a da reprodução da ideologia dominante ou a de sua contestação, a educação jamais foi, é, ou pode ser. É um erro decretá-la como tarefa apenas reprodutora da ideologia dominante como erro é tomá-la como uma força de desocultação da realidade, a atuar livremente, sem obstáculos e duras dificuldades.”
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

No trecho acima, a educação é caracterizada como: 
Alternativas

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A alternativa correta é: E - processo dialético de transformação e conservação.

Vamos entender melhor o tema abordado na questão e as razões para a escolha da alternativa correta.

O trecho apresentado de Paulo Freire destaca a natureza complexa e multifacetada da educação. Ele argumenta que a educação nunca é neutra ou "indiferente": ela não pode ser vista apenas como uma ferramenta para reproduzir a ideologia dominante, nem como uma força que desoculta a realidade sem enfrentar obstáculos.

Freire enfatiza que a educação é um processo dialético, ou seja, envolve uma interação contínua entre conservar determinados valores e transformá-los. Isso implica que a educação tem o potencial tanto de perpetuar certos aspectos da sociedade quanto de promover mudanças, dependendo do contexto e das práticas pedagógicas adotadas.

Vamos analisar as alternativas para entender por que a alternativa E é a mais adequada:

A - caminho de libertação individual e coletiva: Embora Paulo Freire defenda que a educação pode ser uma prática de liberdade, aqui a alternativa simplifica excessivamente a complexidade do processo educativo que Freire descreve. Ele reconhece a educação como um meio potencial de libertação, mas não exclusivamente nem de forma simplista.

B - mecanismo de reprodução das desigualdades: Esta alternativa é parcial, pois Paulo Freire não vê a educação apenas como um mecanismo de reprodução das desigualdades. Ele critica essa visão reducionista, sublinhando que a educação também possui potencial transformador.

C - atividade que almeja a neutralidade ideológica: De acordo com Freire, a educação nunca é neutra. Ela está sempre carregada de intencionalidade, seja para manter o status quo ou para transformá-lo. Portanto, esta alternativa está incorreta.

D - instrumento incapaz de transformar a sociedade: Esta alternativa está em contraposição direta com a filosofia de Paulo Freire. Ele acredita no potencial transformador da educação, embora reconheça que essa transformação enfrenta obstáculos e dificuldades.

E - processo dialético de transformação e conservação: Esta é a alternativa correta. Paulo Freire vê a educação como um processo dialético, ou seja, um movimento constante entre a conservação de certos valores e a transformação de outros. Este processo envolve contradições e é influenciado por diversos fatores, alinhando-se perfeitamente com a ideia de que a educação atua tanto para conservar quanto para transformar a sociedade.

Em resumo, a escolha da alternativa E reflete a compreensão de que a educação é um campo de tensões e possibilidades, onde forças conservadoras e transformadoras coexistem e se influenciam mutuamente. Este entendimento é central para a pedagogia crítica de Paulo Freire.

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