Leia as frases a seguir.  1. “João é muito culto, conhece vá...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2448529 Pedagogia
Leia as frases a seguir. 

1. “João é muito culto, conhece várias línguas, entende de arte e de literatura.”
2. “Imagine! É claro que Joaquim não pode ocupar o cargo que pleiteia. Ele não tem cultura nenhuma. É semianalfabeto.”
3. “Não creio que a cultura alemã ou francesa seja superior à brasileira. Você acha que há alguma coisa superior à nossa música popular?” 

Essas frases, que constam da obra Iniciação à Filosofia, de Marilena Chauí, e muitas outras que fazem parte do nosso dia a dia, indicam que empregamos a palavra cultura, e seus derivados, como culto e inculto, em sentidos muito diferentes e, por vezes, contraditórios. 

A partir das frases citadas, é correto afirmar que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C

Vamos analisar por que a alternativa C é a correta e entender as razões pelas quais as outras alternativas não estão corretas.

Alternativa C: Nas três frases apresentadas, a cultura é abordada de diferentes maneiras. A frase 1 considera cultura como um conjunto de conhecimentos específicos, como línguas, arte e literatura. A frase 2 possui um tom elitista, sugerindo que a falta de cultura (ser semianalfabeto) desqualifica uma pessoa para certa posição. Já a frase 3 discute a cultura em termos de comparação entre nações, destacando a música popular brasileira como algo relevante e possivelmente superior.

Dessa forma, a alternativa C é correta ao afirmar que a cultura pode ser entendida como algo superior ou inferior e apresenta uma certa contradição ao considerar a música popular brasileira como superior, enquanto o termo "popular" geralmente está associado ao inculto.

Analisando as alternativas incorretas:

Alternativa A: Na frase 2, a cultura é apresentada como um recurso elitista, onde a falta de cultura é motivo para não conseguir um cargo. No entanto, a alternativa A está incorreta ao afirmar que a cultura aqui é vista como prestígio de poucos sem excluir a possibilidade de muitos virem a tê-la. O texto não sugere essa possibilidade.

Alternativa B: A frase 3 realmente aponta a cultura como uma característica da coletividade, mas a alternativa B é incorreta ao afirmar que essa perspectiva não agrega valor à nação. A valorização da música popular brasileira sugere, sim, um valor agregado à cultura nacional.

Alternativa D: A frase 1 identifica a cultura com a posse de conhecimentos adquiridos, mas não menciona explicitamente que esses conhecimentos são apartados da coletividade e do vínculo acadêmico. Além disso, há uma implicação de superioridade na forma como a cultura é descrita.

Alternativa E: A alternativa E é incorreta ao afirmar que as palavras “culto” e “inculto” não surgem como diferenças sociais. Na frase 2, "semianalfabeto" é claramente usado de forma pejorativa, indicando uma diferença social.

Resumo: A questão aborda a complexidade do conceito de cultura, que pode ser visto sob diferentes prismas e contextos. Para resolver essa questão, é necessário compreender como a cultura pode ser interpretada de formas variadas, refletindo tanto diferenças sociais quanto apreciação de elementos culturais específicos de uma sociedade.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo