A respeito da assistência ao adulto portador de transtorno m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1984947 Enfermagem
A respeito da assistência ao adulto portador de transtorno mental no Brasil, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

A) Correta - No caso de sintomas psicóticos em função de um fato traumático recente, espera-se a prescrição de um neuroléptico. Os neuroléptico agem basicamente bloqueando a transmissão da dopamina no cérebro, com efeitos motores (uma espécie de “contenção química"), hormonais (aumento da prolactina) e sobre o pensamento (melhora de sintomas psicóticos ou pensamento mais lento ou embotado). Alguns dos neurolépticos apresentam formulação injetável de depósito, sendo extremamente úteis nas situações onde o uso diário por via oral torna-se muito difícil como, por exemplo, quando o usuário enfrenta dificuldades na cogestão dos medicamentos que usa e sua rede de suporte é frágil demais para ajudá-lo a organizar os comprimidos que toma em diferentes horários. Os antipsicóticos ou neurolépticos tiveram um papel bastante importante no processo de desinstitucionalização e tornaram possíveis altas de pacientes bastante graves que viveram nos manicômios durante décadas.

B) Incorreta - A alternativa propõe que um município interiorano com população acima de trezentos mil habitantes poderá conter centros de atenção psicossocial de tipos III e IV, estando incorreta, conforme portaria n° 3.588, de 21 de dezembro de 2017, CAPS AD IV: atende pessoas com quadros graves e intenso sofrimento decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Sua implantação deve ser planejada junto a cenas de uso em municípios com mais de 500.000 habitantes e capitais de Estado, de forma a maximizar a assistência a essa parcela da população. 

C) Incorreta - A alternativa propõe que na comunicação terapêutica, pensamentos e sentimentos do paciente podem se confundir, sendo impossível separá-los ou diferenciá-los, estando incorreta, Pensamento: capacidade que as pessoas têm de formar ideias e representações da realidade em sua mente e Sentimento: estado de ânimo ou disposição emocional em relação a uma coisa, um fato ou uma pessoa.

D) Incorreta - A alternativa propõe que na definição estrita do Ministério da Saúde quanto à composição da equipe técnica multiprofissional mínima responsável por cuidados de enfermarias de Serviços Hospitalares de Referência para atenção a pessoas com transtornos mentais, é prevista a presença de enfermeiros em todos os turnos, independentemente do número de leitos, estando incorreta, conforme portaria n° 3.588, de 21 de dezembro de 2017, art. 57. A definição da equipe técnica multiprofissional responsável pelo Serviço Hospitalar de Referência para atenção a pessoas com transtornos mentais e/ou com necessidades de saúde decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas (Unidade de Referência Especializada em Hospitais Geral) observará a gradação do número de leitos implantados, na seguinte proporção: I - para o cuidado em enfermaria de 8 a 10 leitos, a equipe técnica multiprofissional mínima será de: a) 2 (dois) técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno; b) 2 (dois) profissionais de saúde mental de nível superior, totalizando carga-horária mínima de 40h por semana; e c) 1 (um) médico psiquiatra responsável pelos leitos, carga horária mínima de 10h por semana.

E) Incorreta - A alternativa propõe que os centros de atenção psicossocial de tipos I, II e III se diferenciam por suas funções no atendimento público em saúde mental, estando incorreta, as três modalidades de serviços cumprem a mesma função no atendimento público em saúde mental. CAPS I – Tem abrangência de população municipal: entre 20.000 e 70.000 habitantes.  CAPS II – Tem abrangência de população municipal: entre 70.000 e 200.000 habitantes. CAPS III – Tem abrangência municipal acima de 200.000 habitantes. I - CAPS I: atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e também com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas de todas as faixas etárias; indicado para Municípios com população acima de vinte mil habitantes; II - CAPS II: atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, podendo também atender pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, conforme a organização da rede de saúde local, indicado para Municípios com população acima de setenta mil habitantes; III - CAPS III: atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento vinte e quatro horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPS Ad, indicado para Municípios ou regiões com população acima de duzentos mil habitantes; IV - CAPS AD: atende adultos ou crianças e adolescentes, considerando as normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Serviço de saúde mental aberto e de caráter comunitário, indicado para Municípios ou regiões com população acima de setenta mil habitantes; V - CAPS AD III: atende adultos ou crianças e adolescentes, considerando as normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente, com necessidades de cuidados clínicos contínuos. Serviço com no máximo doze leitos leitos para observação e monitoramento, de funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana; indicado para Municípios ou regiões com população acima de duzentos mil habitantes; e VI - CAPS I: atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas. Serviço aberto e de caráter comunitário indicado para municípios ou regiões com população acima de cento e cinquenta mil habitantes.


Gabarito: Letra A

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A. Quando um adulto apresenta sintomas psicóticos em função de um fato traumático recente, espera-se que seja prescrito um neuroléptico para ajudar no controle dos sintomas. Neurolépticos são medicamentos antipsicóticos utilizados no tratamento de transtornos mentais, como esquizofrenia, transtorno bipolar e outros transtornos psicóticos. É importante lembrar que a prescrição de medicamentos deve ser feita por um médico especialista em saúde mental e que o tratamento não se resume apenas ao uso de medicamentos, mas também a outras terapias e cuidados multiprofissionais.

Muita gente foi no item D, mas de acordo com a Portaria 148/2012, o enfermeiro deve compor a equipe técnica multiprofissional mínima, quando houver pelo menos 11 leitos demandando cuidado. Nos casos em que houver até 10 leitos, a equipe será composta por técnico ou auxiliar de enfermagem, profissional de saúde mental de nível supeior e médico clínico.

nenhum técnico ou auxiliar de enfermagem pode atuar em qualquer área do cuidado de enfermagem sem a supervisão direta do enfermeiro.

NEUROLÉPTICO=ANTIPSICÓTICO

De acordo com a Portaria 148/2012 a presença do enfermeiro é prevista apenas em casos de mais de 10 leitos.

Art. 7º A definição da equipe técnica multiprofissional responsável pelo Serviço Hospitalar de Referência para atenção a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades de saúde decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas observará a gradação do número de leitos implantados, na seguintes proporção:

I -para o cuidado de até 4 leitos, a equipe técnica multiprofissional mínima será de:

a) 1 (um) técnico ou auxiliar de enfermagem por turno;

b) 1 (um) profissional de saúde mental de nível superior; e

c) 1 (um) médico clínico responsável pelos leitos;

II - para o cuidado de 5 a 10 leitos, a equipe técnica multiprofissional mínima será de:

a) 2 (dois) técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno;

b) 2 (dois) profissionais de saúde mental de nível superior; e

c) 1 (um) médico clínico responsável pelos leitos;

III -para o cuidado de 11 a 20 leitos, a equipe técnica multiprofissional mínima será de:

a) 4 (quatro) técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno;

b) 1 (um) enfermeiro por turno;

c) 2 (dois) profissionais de saúde mental de nível superior; e

c) 1 (um) médico, preferencialmente psiquiatra, responsável pelos leitos.

IV -para o cuidado de 21 a 30 leitos, a equipe técnica multiprofissional mínima será de:

a) 6 (seis) técnicos ou auxiliares de enfermagem por turno;

b) 1 (um) enfermeiro por turno;

c) 3 (três) profissionais de saúde mental de nível superior;

d) 1(um) médico clínico responsável pelos leitos; e

e) 1 (um) médico psiquiatra responsável pelos leitos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo