Assinale a alternativa CORRETA. O mandato eletivo poderá se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2262733 Direito Eleitoral

Assinale a alternativa CORRETA.

O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral:  

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab: C

CF/88

Art. 14

§ 10. O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude

Simulado Gratuito de Direito Eleitoral no meu perfil.

***Galera, criei um Instagram para nós compartilharmos experiências e conhecimento sobre o mundo dos concursos. Segue lá!!!***

https://www.instagram.com/maxtribunais/

RESPOSTA: C

De acordo com a CF/88:

Art. 14, § 10 - O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.

JP.

Estudando para o Concurso Nacional Unificado? VOCÊ PRECISA DESSE MATERIAL!

Concurseiro(a), se você está em busca de um preparatório diferenciado para alcançar a aprovação nos concursos públicos, não deixe de conferir meu material exclusivo!

Flashcards (mais de 3000 questões) selecionadas a dedo.

Estratégia vencedora comprovada para a retenção definitiva do conteúdo estudado.

Resultados garantidos por autoridades no assunto.

Acesse o Instagram: Candy Concurseira e clique no link da bio para adquirir seu produto exclusivo e direcionar seu estudo ativo para outros patamares!

Estamos juntos nessa jornada rumo à aprovação! #ConcursoPúblico #Preparação #AprovaçãoGarantida #CandyConcurseira

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) e a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) são duas classes processuais utilizadas na Justiça Eleitoral para garantir a legitimidade das eleições e coibir abusos.

A AIME, prevista no parágrafo 10º do artigo 14 da Constituição Federal, permite questionar o mandato de um candidato eleito em até 15 dias após a diplomação, visando impedir que ele permaneça no cargo caso tenha obtido a vitória por meio de abuso de poder econômico, corrupção ou fraude. Se a ação for julgada procedente, a Justiça Eleitoral pode declarar a inelegibilidade do candidato, cassar seu registro ou diploma.

Já a Aije está prevista no artigo 22 da Lei de Inelegibilidade e pode ser apresentada até a data da diplomação do candidato. Essa ação visa coibir e investigar condutas que possam afetar a igualdade na disputa eleitoral, como abuso do poder econômico ou de autoridade e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha. Se julgada procedente, a Aije pode resultar na inelegibilidade do representado, daqueles que contribuíram para o ato e na cassação do registro ou diploma do candidato beneficiado.

Ambas as ações podem ser apresentadas à Justiça Eleitoral por partidos políticos, coligações, candidatos ou pelo Ministério Público. A competência para julgar essas ações varia de acordo com o tipo de eleição, sendo de responsabilidade do juiz eleitoral nas eleições municipais e dos corregedores regionais eleitorais e do corregedor-geral eleitoral nas eleições federais e presidenciais.

art 14, § 10°, CF - O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de 15 (quinze) dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo