Assinale a alternativa CORRETA. O Tribunal Regional Eleitor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2262735 Direito Eleitoral

Assinale a alternativa CORRETA.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina-TRE/SC, compõe-se 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

COMPOSIÇÃO DOS TREs - SERÃO COMPOSTOS POR, NO MÍNIMO, 7 MEMBROS (ESTE NÚMERO PODERÁ SER AUMENTADO ATÉ 9):

  • 2 DESEMBARGADORES DO RESPECTIVO TRIBUNAL DE JUSTIÇA;
  • 2 JUÍZES DE DIREITO DO RESPECTIVO TRIBUNAL DE JUSTIÇA;
  • 1 JUIZ FEDERAL OU JUIZ DO TRF (ESTE QUANDO FOR SEDE DE TRF. NO CASO DA QUESTÃO, SANTA CATARINA PERTENCE AO TRF DA 4ª REGIÃO, CUJA SEDE É PORTO ALEGRE/RS. LOGO, SERÁ UM JUIZ FEDERAL E NÃO DO TRF);
  • 2 ADVOGADOS NOMEADOS PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA (NÃO É PELO GOVERNADOR).

Gabarito: C

Diferença entre a alternativa B) e C):

B)de dois Juízes eleitos dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça; de dois Juízes eleitos dentre os juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; de um Juiz Federal escolhido pelo Tribunal Regional Federal; e de dois Juízes nomeados pelo Presidente da República dentre seis advogados com reputação ilibada e idoneidade moral, dispensado o notável saber jurídico, indicados pelo Tribunal de Justiça.  

C)de dois Juízes eleitos dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça; de dois Juízes eleitos dentre os juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; de um Juiz Federal escolhido pelo Tribunal Regional Federal; e de dois Juízes nomeados pelo Presidente da República, dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.  

gente, errei e achei bem interessante essa questão porque nunca havia visto nenhuma que cobrasse tal conhecimento:

o que é necessário, entre outras coisas, para um advogado ser nomeado juíz para o TRE e do TSE:

Notável saber jurídico e idoneidade moral

Não vai ser necessário a reputação ilibada para nenhum dos cargos !!!!!

Segundo a Constituição Federal a idoneidade moral é necessária para naturalização do estrangeiro e para ser membro do Tribunal de Contas da União, do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral.

O conceito de idoneidade moral se liga ao de reputação ilibada, qualidade exigida para compor o Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça, o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal Superior do Trabalho, para ser Advogado-Geral da União ou membro do Tribunal de Contas da União, de Tribunal Regional Federal ou de Tribunal de Justiça.

Apesar dessa semelhança, pode-se entender que reputação ilibada é uma qualidade mais restrita que idoneidade moral, uma vez que “’ilibado’ vem do Latim ILLIBATUS, “’limpo, que não foi tocado’. Forma-se por IN- mais LIBARE, ‘derramar uma parte do vinho consagrado após tê-lo provado ligeiramente’. Portanto, o que é ilibado é visto como ‘inteiro, não tocado, incorrupto, imaculado’” (). Já reputação “veio do Latim reputatio, ‘consideração’, de reputare, ‘refletir sobre, estimar, calcular’, de re-, ‘de novo’, mais putare, ‘pensar, supor, calcular’, originalmente ‘podar’” ().

Idoneidade moral está ligada à boa reputação, à boa imagem pública da pessoa, segundo uma visão de mundo, segundo uma ideia de ordem social, que estipula os comportamentos socialmente adequados.

Já a reputação ilibada se refere à melhor reputação possível, à maior integridade possível, à maior santidade, como qualidade do que é santo ou são, saudável, socialmente saudável, ou que estiver mais próximo da perfeição moral, por ser imaculado ou incorrupto.

Bons estudos !!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo