Julgue o item subsequente.No nível pré-silábico de alfabetiz...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2447595 Pedagogia

Julgue o item subsequente.


No nível pré-silábico de alfabetização, a criança ainda usa o recurso dos desenhos para expressar palavras. Muitas vezes, esses desenhos não têm relação apenas com um objeto, mas como um todo ao que se refere aquilo que é dito.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - errado

A alternativa correta é "E" de errado. Vamos compreender o motivo. Na questão, o tema abordado é o nível pré-silábico de alfabetização, que faz parte da teoria de Emilia Ferreiro sobre a psicogênese da língua escrita. Neste estágio, as crianças começam a entender que a escrita é uma forma de representação da linguagem, mas ainda não compreendem completamente as regras e funções das letras e sílabas.

É comum, neste nível, que as crianças façam uso de desenhos para representar palavras ou ideias, mas a questão central é que, ao contrário do que sugere a afirmação, as crianças no nível pré-silábico já começam a fazer diferenciações entre o desenho e a escrita. Elas podem até desenhar para expressar ideias, mas isso não é uma regra fixa para a representação de palavras. Elas começam a utilizar garatujas ou letras aleatórias, sem uma correspondência sonora precisa, mas já têm a noção de que a escrita é diferente do desenho.

Além disso, as crianças neste estágio tentam imitar a escrita que veem ao seu redor, usando traços que observam em livros ou escritos de adultos, mesmo que ainda não façam a correspondência correta entre sons e grafias. Elas podem até atribuir significados a seus rabiscos, mas esses significados não estão necessariamente relacionados diretamente com objetos específicos, como sugere a questão, mas com tentativas iniciais de codificação da linguagem.

Portanto, a afirmação de que a criança "usa o recurso dos desenhos para expressar palavras" e que "esses desenhos não têm relação apenas com um objeto, mas como um todo ao que se refere aquilo que é dito" no nível pré-silábico não captura a essência deste estágio de alfabetização, onde a diferenciação entre desenho e escrita começa a ser compreendida.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém comenta essa questão por favor.

Ela não faz nenhuma relação entre a escrita (grafemas) e a fala (fonemas), ou seja, a criança não faz relação/referência com aquilo que é dito, mas com o objeto, inclusive fazendo associação quantitativa entre o tamanho do objeto e a escrita

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Gabarito: E - errado

A alternativa correta é "E" de errado. Vamos compreender o motivo. Na questão, o tema abordado é o nível pré-silábico de alfabetização, que faz parte da teoria de Emilia Ferreiro sobre a psicogênese da língua escrita. Neste estágio, as crianças começam a entender que a escrita é uma forma de representação da linguagem, mas ainda não compreendem completamente as regras e funções das letras e sílabas.

É comum, neste nível, que as crianças façam uso de desenhos para representar palavras ou ideias, mas a questão central é que, ao contrário do que sugere a afirmação, as crianças no nível pré-silábico já começam a fazer diferenciações entre o desenho e a escrita. Elas podem até desenhar para expressar ideias, mas isso não é uma regra fixa para a representação de palavras. Elas começam a utilizar garatujas ou letras aleatórias, sem uma correspondência sonora precisa, mas já têm a noção de que a escrita é diferente do desenho.

Além disso, as crianças neste estágio tentam imitar a escrita que veem ao seu redor, usando traços que observam em livros ou escritos de adultos, mesmo que ainda não façam a correspondência correta entre sons e grafias. Elas podem até atribuir significados a seus rabiscos, mas esses significados não estão necessariamente relacionados diretamente com objetos específicos, como sugere a questão, mas com tentativas iniciais de codificação da linguagem.

Portanto, a afirmação de que a criança "usa o recurso dos desenhos para expressar palavras" e que "esses desenhos não têm relação apenas com um objeto, mas como um todo ao que se refere aquilo que é dito" no nível pré-silábico não captura a essência deste estágio de alfabetização, onde a diferenciação entre desenho e escrita começa a ser compreendida

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo