A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, ao...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: "D".
Incidente de Deslocamento de Competência (IAC)
Art. 109, § 5º, da CF/88: Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal.
Tratados de direitos humanos com status de emenda constitucional: aprovação em ambas as Casas do Congresso + 2 turnos + 3/5 de votos.
Tratados de direitos humanos que não passaram pelo rito de emenda constitucional: norma supralegal (entendimento do STF).
Tratados que não versam sobre direitos humanos: lei ordinária.
Qualquer erro, é só me avisar.
Bons estudos!
◇ Incidente de Deslocamento de Competência
▪ Cláusula Federal: a responsabilidade por violação dos Direitos Humanos é da UNIÃO. (Dupla Personalidade)
OBS: mesmo que o estado-membro que tenha praticado a violação.
É o fundamento para o Art.109, §5° da CF/88 – Incidente de Deslocamento de Competência.
◇ Pressupostos para o Incidente de Deslocamento de Competência (IDC):
▪︎ Objeto: caso de grave violação a direitos humanos;
▪︎ Finalidade: cumprimento de obrigações em tratados internacionais assumidos pelo Brasil;
▪︎ Competência: Procurador-Geral da República – PGR (chefe do MPU).
▪︎ Pedido será feito onde: no Superior Tribunal de Justiça – STJ.
▪︎ Quando: qualquer fase do inquérito ou processo.
▪︎ Deslocamento: Justiça Estadual -> Justiça Federal.
(CESPE): Para que ocorra o Incidente de Deslocamento de Competência para a Justiça Federal, é obrigatória a demonstração inequívoca da total incapacidade das instâncias e autoridades locais em oferecer respostas às ocorrências de grave violação aos direitos humanos. CERTO!
▪︎ (CESPE/23): Dada a amplitude e a magnitude da expressão “direitos humanos”, é verossímil que o constituinte derivado tenha optado por não definir o rol dos crimes que passariam para a competência da justiça federal, sob pena de restringir os casos de incidência do dispositivo. CERTO!
▪︎ (QUESTÃO/22): Para o acolhimento do incidente de deslocamento de competência, é necessária: a demonstração do caráter excepcionalíssimo de seu uso, diante de sua necessidade e imprescindibilidade. CERTO!
Atenção:
1° pedido de incidente de deslocamento (IDC): IDC 1 negado.
- Caso da missionária norte-americana Dorothy Stang assassinada em 2005.
1° federalização: IDC 2 aceito.
- O STJ concedeu ao caso do ativista Manoel Mattos que foi assassinado, em janeiro de 2009, após ter denunciado a atuação de grupos de extermínio nos Estados de Pernambuco e Paraíba.
Gabarito: D
Embora você não saiba nada sobre a alternativa D, dava pra chegar nela excluindo as demais, vejam só:
A
o Estado brasileiro, quando em suas relações internacionais, deverá se pautar na prevalência dos direitos humanos apenas quando houver reciprocidade. (independente de reciprocidade)
B
os tratados internacionais que versam sobre direitos humanos, quando aprovados pelo mesmo rito de aprovação das leis complementares, terão status de lei constitucional. (Emenda constitucional)
C
os direitos e garantias fundamentais sempre terão prevalência sobre outros direitos previstos em tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. (Não excluem)
GABARITO -D
Figura do IDC
ART. 109 ... § 5º Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo