O currículo na educação infantil tem sido um campo de contr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q669961 Pedagogia
O currículo na educação infantil tem sido um campo de controvérsias e de diferentes visões de criança, de família, e de funções da creche e da pré-escola. Nesse sentido, o currículo da educação infantil, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é concebido como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D, que afirma que o currículo na educação infantil é concebido como "um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, histórico, científico e tecnológico".

Essa concepção é fundamentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que se afastam de uma visão meramente preparatória para o Ensino Fundamental, focando na importância de atender às necessidades específicas das crianças pequenas. O currículo na educação infantil é entendido como uma construção que valoriza o desenvolvimento integral da criança, incluindo seus aspectos físico, emocional, afetivo, cognitivo e social.

A ideia é que as práticas pedagógicas sejam pautadas em experiências significativas que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento infantil de forma lúdica e criativa, respeitando a singularidade e os direitos das crianças a brincar e a interagir com o mundo ao seu redor. A intenção é que essas experiências estejam em sintonia com os saberes culturais, sociais e científicos, promovendo também a inclusão e a diversidade.

As demais alternativas não estão corretas pois apresentam uma visão reducionista e escolarizante da educação infantil, que vai de encontro aos princípios das Diretrizes Curriculares. A educação infantil não deve ser vista como um mero preparo para os anos subsequentes da escolarização, mas sim como uma etapa com objetivos próprios e fundamentais para a formação da criança como sujeito de direitos e parte integral de uma comunidade.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 (*)
Fixa as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil
 

Art. 1º A presente Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil a serem observadas na organização de propostas pedagógicas na Educação Infantil.

Art. 2º As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas na área e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares.

Art. 3º O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.

Art. 4º As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Art. 5º A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
 

GABARITO: D.

 

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 
 

Art. 3º O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo