Plano Plurianual é um instrumento técnico de planejamento...
(MILESKI, Helio Saul. O controle da gestão pública. Editora Revista dos Tribunais, 2003. São Paulo.)
Analise as informações seguintes:
I. O Plano Plurianual corresponde à apresentação regionalizada das diretrizes, objetivos e metas relativas às despesas de capital da Administração Pública.
II. Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), os Poderes Executivos das 03 (três) esferas deverão apresentar projeto de lei ao Legislativo, antes da proposta orçamentária, descrevendo o orçamento anual das receitas e do gasto público.
III. A LOA deve ser elaborada segundo a técnica do orçamento-programa, apresentando as ações hierarquizadas do Estado, indicando os projetos e atividades das políticas públicas a serem implementadas no exercício.
Está (ao) correta (s):
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central: A questão aborda os instrumentos de planejamento e orçamento no âmbito da administração pública brasileira, focando no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). Para resolver a questão, é essencial compreender a função de cada um desses instrumentos e suas características específicas.
Alternativa Correta: A - I, II e III
Justificativa para a Alternativa Correta:
I. O Plano Plurianual (PPA) é realmente responsável pela apresentação regionalizada das diretrizes, objetivos e metas relativas às despesas de capital da Administração Pública. Ele orienta os investimentos de médio prazo do governo. Assim, a afirmação está correta.
II. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) funciona como um elo entre o PPA e a LOA. Ela deve ser enviada pelo Poder Executivo ao Legislativo, detalhando as prioridades para o orçamento. Portanto, a afirmação de que a LDO precede a proposta orçamentária também está correta.
III. A Lei Orçamentária Anual (LOA) é elaborada com base no orçamento-programa, que hierarquiza as ações do Estado em projetos e atividades. Essa técnica de orçamento visa garantir que as políticas públicas sejam implementadas conforme planejado. Logo, esta afirmação também está correta.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - I e II apenas: Exclui a afirmação III, que está correta.
C - I apenas: Desconsidera as afirmações II e III, que também são corretas.
D - II apenas: Ignora as afirmações I e III, que são verdadeiras.
E - I e III apenas: Deixa de fora a afirmação II, que é correta.
Portanto, todas as afirmações I, II e III estão corretas, justificando a escolha da alternativa A.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO A. MUITO CONFUSA
I. O Plano Plurianual corresponde à apresentação regionalizada das diretrizes, objetivos e metas relativas às despesas de capital da Administração Pública
Fiquei na dúvida se estava certo, porque não fala sobre RECEITAS, o certo não seria: objetivos e metas relativas às despesas E RECEITAS???
como essa II pode estar certa?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo