No Estado Democrático de Direito, o poder do Estado em criar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2005036 Direito Tributário
No Estado Democrático de Direito, o poder do Estado em criar e cobrar tributos não é ilimitado. No caso brasileiro, esse poder sofre diversas limitações e boa parte delas se encontra na Constituição Federal.
Como é denominado o princípio constitucional que versa que “é vedado aos entes tributantes cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado”?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é sobre as limitações constitucionais ao poder de tributar, especificamente o princípio da irretroatividade tributária. Este princípio está previsto no artigo 150, inciso III, alínea 'a' da Constituição Federal de 1988.

Esse princípio estabelece que é vedado cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os instituiu ou aumentou. Em outras palavras, uma lei que cria ou aumenta tributos não pode ser aplicada a eventos que aconteceram antes de sua existência.

Exemplo Prático: Imagine que uma lei é aprovada em março de 2023, aumentando a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Segundo o princípio da irretroatividade, essa nova alíquota só pode ser aplicada a produtos fabricados a partir da data de vigência da lei e não aos produtos fabricados antes disso.

Justificativa da Alternativa Correta (A - Irretroatividade): A alternativa A está correta porque descreve precisamente o princípio da irretroatividade, que impede a cobrança retroativa de tributos, garantindo segurança jurídica aos contribuintes.

Explicação das Alternativas Incorretas:

  • B - Isonomia ou igualdade tributária: Este princípio refere-se ao tratamento igual para contribuintes em situações equivalentes, sem discriminação, e não está relacionado à aplicação retroativa de leis tributárias.
  • C - Vedação de tributo confiscatório: Este conceito impede que a carga tributária seja tão alta a ponto de confiscar a propriedade do contribuinte, mas não se relaciona com a retroatividade.
  • D - Anterioridade do exercício financeiro: Este princípio impede a cobrança de tributos no mesmo exercício financeiro em que a lei foi publicada, mas não se aplica a fatos ocorridos antes da vigência da lei.

Para interpretar corretamente a questão, o estudante deve identificar que a chave está na frase "fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei", que remete diretamente ao princípio da irretroatividade. Uma dica é sempre prestar atenção às palavras-chave que indicam o tempo e a aplicação das leis.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: A

Princípio da irretroatividade: Este princípio foi disposto no art. 150, III, “a”, o qual assevera que é vedado a todos os entes federativos cobrar tributos “em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado”.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo