Considerando essa perspectiva de currículo no texto, avalie...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2019 - IF-PI - Pedagogo |
Q1621976 Pedagogia
As escolas elevem perguntar: “Este currículo é um meio para que os alunos possam adquirir conhecimento poderoso?”. Para crianças de lares desfavorecidos, a participação ativa na escola pode ser a única oportunidade de adquirirem conhecimento poderoso e serem capazes de caminhar, ao menos intelectualmente, para além desuascircunstânciaslocaise particulares. Não há nenhuma utilidade para os alunos em se construir um currículo em torno da sua experiência, para que este currículo possa ser validado e, como resultado, deixá-los sempre na mesma condição. É nesse contexto de identificação das relações de poder incrustradas no currículo, de denúncia do silenciamento de muitas vozes na definição do que é relevante, em especial daquelas oriundas das classes economicamente menos favorecidas, que Michael Young apresenta sua primeira forma de abordagem do currículo. O próprio autor, em texto de produção recente ao voltar a atenção para suas ideias nesse período, destaca duas delas, que ele ainda hoje assume como verdadeiras: (1) educação e conhecimento são inseparáveis; e (2) o conhecimento, e especificamente o currículo, não é dado, mas uma construção social.

YOUNG, Michael, F. D. O Futuro da educação em uma sociedade de conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 16, n. 48, p. 609- 623, set./dez. 2011.

Considerando essa perspectiva de currículo no texto, avalie as afirmações a seguir.


I - Defende um currículo por resultados, instrumental e imediatista, ressaltando a necessidade de garantir acesso ao conhecimento, em especial para crianças e jovens dos grupos sociais da elite.

II - Defende que a escola não se afaste de sua tarefa específica, disponibilizando o conhecimento especializado, que não se acessa na vida cotidiana e que pode oferecer generalizações e base para se fazer julgamentos, fornecendo parâmetros de compreensão de mundo. Entende que, para o desenvolvimento dessa compreensão de mundo, é importante dispor de conhecimentos e formas de pensamento que permitam problematizar a prática social com base nos conhecimentos especializados, de forma a aprofundar o entendimento das múltiplas relações envolvidas nos fenômenos naturais e sociais.

III - Afirma a importância da produção das áreas de conhecimento, nas universidades e nos centros de pesquisa, como fonte para a seleção do conhecimento especializado que deverá compor o currículo, a ser recontextuaiizado nas disciplinas escolares. Afirma que estas representam, numa forma adequada à transmissão escolar, o mais próximo que se chegou até agora na tentativa de explicar o mundo natural e social. Destaca, nesse sentido, o caráter de incompletude desse conhecimento, sempre sujeito a revisões, o que identifica como o diferencial de sua perspectiva em relação a uma visão tradicional de currículo.

IV - Em contraste com a visão tradicional, as disciplinas não são vistas como parte de algum cânone fixo definido pela tradição, com conteúdos e métodos imutáveis. [...] Ao adquirirem conhecimentos das disciplinas, [os estudantes] estão ingressando naquelas “comunidades de especialistas”, cada uma com suas diferentes histórias, tradições e modos de trabalhar.


É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - II, III e IV

A questão apresentada requer a compreensão das ideias do sociólogo da educação Michael Young acerca do currículo escolar. O enunciado coloca em discussão a importância de um currículo que transcenda as experiências locais dos alunos, especialmente daqueles de lares desfavorecidos, e que possibilite acesso a um conhecimento especializado e poderoso. Young enfatiza que o conhecimento e o currículo são construções sociais, não são dados a priori, e estão intrinsecamente vinculados à educação.

Analisando as afirmações, a Alternativa I é incorreta porque Young não defende um currículo focado nos interesses imediatistas ou instrumentalizados, e muito menos centrado apenas nos grupos sociais da elite. Ao contrário, ele propõe um currículo que ofereça acesso ao conhecimento poderoso para todos, particularmente para as crianças e jovens de grupos sociais menos favorecidos.

A Alternativa II está correta, pois ela reflete a defesa de Young de um currículo que ofereça conhecimento especializado, o qual não é facilmente acessível na vida cotidiana, e que possa ser usado para generalizar e formar julgamentos fundamentados, fornecendo uma base sólida para a compreensão do mundo.

A Alternativa III também está correta, pois Young valoriza a produção acadêmica e de pesquisa como a fonte do conhecimento especializado que compõe o currículo. Ele reconhece que este conhecimento está em constante revisão, o que o distingue da visão tradicional de um currículo fixo e imutável.

Finalmente, a Alternativa IV é correta ao indicar que, para Young, as disciplinas não são entidades estáticas, mas sim campos de conhecimento dinâmicos e em evolução, refletindo diferentes tradições e métodos. Ao aprender essas disciplinas, os estudantes se aproximam das comunidades de especialistas e participam de seus modos de pensar e trabalhar.

Portanto, as afirmações II, III e IV estão alinhadas com a perspectiva de currículo defendida por Michael Young, o que torna a Alternativa E a resposta correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo