Toda construção existente em um terreno presume-se feita pel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2006 Banca: FCC Órgão: BACEN Prova: FCC - 2006 - BACEN - Procurador - Prova 2 |
Q56813 Direito Civil
Toda construção existente em um terreno presume-se feita pelo proprietário e à sua custa, até que se prove o contrário, porém
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

ALTERNATIVA CORRETA: LETRA E

De acordo com o Artigo 1.258 do Código Civil Brasileiro, quando uma construção é feita parcialmente em solo próprio e invade o terreno alheio em uma proporção que não excede a vigésima parte deste, o construtor de boa-fé tem o direito de adquirir a propriedade da parte do solo que foi invadida. Isso, contudo, ocorre sob a condição de que o valor da construção seja superior ao da parte invadida. Além disso, o construtor deve compensar o proprietário do terreno pela área que foi perdida e pela desvalorização da área remanescente.

Caso o construtor tenha agido de má-fé, ele ainda pode adquirir a propriedade da parte do solo que invadiu. No entanto, para isso, deve pagar um valor muito mais alto, correspondendo a dez vezes as perdas e danos estipulados no artigo, sempre sob a condição de que a proporção invadida não supere a vigésima parte do terreno e que a demolição da parte invasora cause grave prejuízo à construção.

O gabarito é a letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ALTERNATIVA CORRETA: LETRA E

Art. 1.258 do CCB: "Se a construção, feita parcialmente em solo próprio, invade solo alheio em proporção não superior à vigésima parte deste, adquire o construtor de boa-fé a propriedade da parte do solo invadido se o valor da construção exceder o dessa parte, e responde por indenização que represente, também, o valor da área perdida e a desvalorização da área remanescente.

Parágrafo único: Pagando em décuplo as perdas e danos previstos neste artigo, o construtor de má-fé adquire a propriedade da parte do solo que invadiu, se em proporção à vigésima parte deste e o valor da construção exceder consideravelmente o dessa parte e não se puder demolir a porção invasora sem grave prejuízo para a construção".

Alternativas B, C e D:

CC: Art. 1.259. Se o construtor estiver de boa-fé, e a invasão do solo alheio exceder a vigésima parte deste, adquire a propriedade da parte do solo invadido, e responde por perdas e danos que abranjam o valor que a invasão acrescer à construção, mais o da área perdida e o da desvalorização da área remanescente; se de má-fé, é obrigado a demolir o que nele construiu, pagando as perdas e danos apurados, que serão devidos em dobro.

 

IV Jornada de Direito Civil - Enunciado 318. O direito à aquisição da propriedade do solo em favor do construtor de má-fé (art. 1.258, parágrafo único) somente é viável quando, além dos requisitos explícitos previstos em lei, houver necessidade de proteger terceiros de boa-fé.

Construção/ Plantação invadir terreno + ñ superior a 1/20 (um vigésimo) da área

-construtor adquire propriedade

-boa-fé paga: valor da área invadida + valor da desvalorização do terreno invadido

-má-fé paga: 10 vezes (décuplo) ou demole construção

.

.

Construção/ Plantação invadir terreno + exceder 1/20 (um vigésimo) da área

-construtor adquire propriedade

-boa-fé paga: valor área invadida + desvalorização + valor que terreno acrescentou à obra

-má-fé paga: 2 vezes + demole

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo