O Plano de Carreira dos Servidores do Ministério Público do ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930390 Legislação do Ministério Público
O Plano de Carreira dos Servidores do Ministério Público do Estado de Goiás (Lei Estadual nº 14.810/2004) estabelece, em seu art. 46, que “É vedada a designação, a qualquer título, para cargos em comissão ou funções gratificadas da administração do Ministério Público do Estado de Goiás, de cônjuge ou companheiro e parentes consanguíneos ou afins, até o terceiro grau, de Promotores e Procuradores de Justiça em atividade ou aposentados há menos de 5 (cinco) anos” e que “Ao servidor do Ministério Público do Estado de Goiás é vedado manter, sob sua chefia imediata, cônjuge, companheiro, ou parentes consanguíneos ou afins até o 3º grau”. Essas normas visam a combater o que se conhece por:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - nepotismo

O enunciado da questão aborda o tema do nepotismo na administração pública, mais especificamente no Ministério Público do Estado de Goiás. Segundo a Lei Estadual nº 14.810/2004, que estabelece o Plano de Carreira dos Servidores do Ministério Público de Goiás, é proibida a designação de pessoas que tenham relações de parentesco com Promotores e Procuradores de Justiça para cargos de comissão ou funções gratificadas.

O nepotismo é a prática de favorecer parentes na administração pública, o que pode comprometer a imparcialidade e a eficiência dos serviços públicos. Esta prática é vedada por leis e normas que buscam assegurar a moralidade e a impessoalidade na administração pública, princípios fundamentais previstos no artigo 37 da Constituição Federal.

Vamos agora justificar a escolha da alternativa correta e explicar por que as outras opções estão incorretas:

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa E - nepotismo é a correta porque o enunciado refere-se diretamente à proibição de designação de cônjuge e parentes de até terceiro grau para cargos de confiança, prática conhecida como nepotismo. Esta vedação visa prevenir o favorecimento indevido de familiares na administração pública.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - criacionismo: Não se relaciona com o contexto administrativo ou jurídico da questão. Criacionismo refere-se a uma crença religiosa sobre a origem do mundo.
  • B - oportunismo: Embora esta palavra possa denotar a busca por vantagens, não se aplica especificamente ao contexto de favorecimento de parentes na administração pública.
  • C - denuncismo: Refere-se a uma prática de denunciar excessivamente sem fundamento sólido, o que não tem relação com a questão da designação de parentes.
  • D - empreguismo: Embora se refira ao favorecimento em empregos, o termo mais específico e correto para o contexto de parentesco é nepotismo.

Portanto, para resolver questões como esta, é importante compreender os princípios da administração pública, como a moralidade e a impessoalidade, e suas aplicações práticas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego.

 

Nepotismo = favorecimento até o 3º grau.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo