Considerando as disposições da Lei Anticorrupção (Lei n.º 12...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1963480 Legislação Federal
Considerando as disposições da Lei Anticorrupção (Lei n.º 12.846/2013), julgue o item a seguir. 

A necessidade de verificação da culpa da pessoa jurídica é condição para o reconhecimento do ato como sendo lesivo ao patrimônio público. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O art. 1º da lei nº 12.846/2013 dispõe que “Esta Lei dispõe sobre a responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira". Já o art. 2º da norma estabelece que “As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos nesta Lei praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não". Bom, já vimos que a responsabilidade das pessoas jurídicas nos atos lesivos ao patrimônio público é objetiva. Mas o que seria “responsabilidade objetiva"? É a responsabilidade que ocorre independentemente de culpa ou dolo. Logo, para a configuração desta, basta apenas os elementos “ato ilícito", “nexo de causalidade" e “dano", não sendo necessário o dolo ou a culpa. A questão erra ao dizer que há necessidade de se verificar a culpa como condição para a existência do ato lesivo ao patrimônio público.


Resposta: ERRADO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: ERRADO.

Lei nº 12.846/2013. Art. 2.º As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos nesta Lei praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

não é necessário o dolo ou a culpa.

ERRADO

Art. 2º As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos nesta Lei praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

NÃO PRECISAM COMPROVAR DOLO OU CULPA.

Art. 2º As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos nesta Lei praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

§ 2º Os dirigentes ou administradores somente serão responsabilizados por atos ilícitos na medida da sua culpabilidade. Responsabilidade subjetiva

art. 1º da lei nº 12.846/2013 dispõe que “Esta Lei dispõe sobre a responsabilização objetiva administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira". Já o art. 2º da norma estabelece que “As pessoas jurídicas serão responsabilizadas objetivamente, nos âmbitos administrativo e civil, pelos atos lesivos previstos nesta Lei praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não". Bom, já vimos que a responsabilidade das pessoas jurídicas nos atos lesivos ao patrimônio público é objetiva. Mas o que seria “responsabilidade objetiva"? É a responsabilidade que ocorre independentemente de culpa ou dolo. Logo, para a configuração desta, basta apenas os elementos “ato ilícito", “nexo de causalidade" e “dano", não sendo necessário o dolo ou a culpa. A questão erra ao dizer que há necessidade de se verificar a culpa como condição para a existência do ato lesivo ao patrimônio público.

Resposta: ERRADO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo