Em relação ao gerenciamento da informação e à gestão de docu...
O valor primário dos documentos do arquivo intermediário é reduzido significativamente em relação ao do arquivo corrente e depois se extingue totalmente.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (22)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os documentos de valor primário são aqueles que estão cumprindo as funções pelas quais foram criados, nos arquivos correntes e nos arquivos intermediários. Esses documentos possuem características administrativas, fiscais e legais.
Os documentos de valor secundário cumpriram as suas funções, ou seja, perderam o seu valor primário, e, ao invés de serem eliminados, passam a servir a administração a partir de suas características históricas, culturais, probatórias ou informativas, no arquivo permanente.
Arquivo corrente: valor primário
Arquivo intermediário: valor primário
Arquivo permanente: valor secundário
O valor primário é alto nos arquivos correntes e decresce em relação ao arquivo intermediário, pois nos arquivos correntes, os documentos acabaram de serem produzidos para que alguma atividade atual possa ser desenvolvida. Nesse sentido, a necessidade existe, é real e a possibilidade e a frequência de uso seguem o mesmo raciocínio. Quando os documentos chegam nos arquivos intermediários, as funções iniciais já foram cumpridas e a razão pela qual esses documentos aguardarão nessa fase é por um possível uso, em algum momento. Então a tendência é que o valor primário se extingua dos arquivos correntes para os intermediários, até que os documentos sejam eliminados ou adquiram valor secundário, o que os classificam par aos arquivos permanentes.
Gabarito do Professor: certa
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém sabe explicar o porquê? Eu pensei que a questão estava errada
Também pensei que estivesse errada.
QUESTÃO:
O valor primário dos documentos do arquivo intermediário é reduzido significativamente em relação ao do arquivo corrente e depois se extingue totalmente.
Tanto a 1° fase (corrente) quanto a 2° fase (intermediária) possuem valor primário, de fato tanto o uso como o valor do arquivo intermediário é reduzido significativamente em relação ao arquivo corrente e posteriormente ou ele vai ser eliminado ou recolhido ao arquivo permanente, ganhando valor secundário. De todo jeito o valor primário do arquivo intermediário vai se extinguir totalmente.
Espero ter ajudado.
E se o documento intermediário voltar a ser corrente? Ele não seria somente recolhido ou eliminado. Isso torna a questão errada.
Os arquivos de valor primário são os correntes e intermediários. O de valor secundário é o arquivo permanente.
Quando um arquivo passa do valor corrente para o intermediário o seu valor primário é reduzido. Em seguida o arquivo é eliminado ou recolhido à guarda permanente.
Pode acontecer de um arquivo intermediário voltar a ser corrente, do arquivo pular da fase corrente para permanente ou mesmo ser eliminado ainda na fase corrente. Mas a regra geral é diminuir o valor primário, em seguida perder o valor primário ou o descarte.
E o Cebraspe considera a regra geral, diferente do Quadrix, que é a banca "genérica".
Portanto, gabarito CERTO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo