Julgue os itens a seguir e responda: I. O resultado, de qu...
I. O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa.
Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido.
II. Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.
III. A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.
IV. A sentença estrangeira, quando a aplicação da lei brasileira produz na espécie as mesmas conseqüências, pode ser homologada no Brasil para obrigar o condenado à reparação do dano, a restituições e a outros efeitos civis e/ou para sujeitá-lo a medida de segurança.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I) Art. 13 - O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido.
II) Art. 4º - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado
III) Art. 3º - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.
IV) Art. 9º - A sentença estrangeira, quando a aplicação da lei brasileira produz na espécie as mesmas conseqüências, pode ser homologada no Brasil para:
I - obrigar o condenado à reparação do dano, a restituições e a outros efeitos civis;
II - sujeitá-lo a medida de segurança
Alguns comentários, para revisar:
I)
Redação do artigo 13. Vale lembrar que o CPB adota a Teoria da Equivalência dos Antecedentes para o nexo causal. Essa teoria diz que causa é todo fato humano sem o qual o resultado não teria ocorrido, quando ocorreu e como ocorreu. As outras teorias são: causalidade adequada (antecedente não só necessário, mas adequado à produção do resultado) e imputação objetiva (de Roxin, causalidade, criação de um risco proibido, realização do risco proibido).
II)
Tempo do Crime. o CPB adotou a Teoria da Ação - isto é, considera-se praticado o crime no momento da ação.
Lembremos sempre ---- LUTA: lugar do crime/ubiquidade tempo do crime/ação.
III)
Lei penal temporária é aquela que tem a sua vigência predeterminada no tempo.
Lei penal excepcional é a que se verifica quando a sua duração está relacionada a situaç~es de anormalidade.
Possuem ULTRATIVIDADE, pois se aplicam ao fato praticado durante sua vigência, embora decorrido o período de sua duração (temporária) ou cessadas as circunstâncias que a determinaram (exepcional).
assertiva 1. Correta.
Segundo o texto do art 13. do CP que assim dispõe " O resultado, de que depende a existência do crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. considera-se causa a ação ou a omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido." Ou seja a item 1 nada mais e que a letra da lei, portanto está correta.
assertiva 2. Correta.
Seguindo o que reza o art. 4° do CP, constata-se que a assertiva está correta, já que considera praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. ( teoria da atividade ).
assertiva 3. correta.
O item está correto, pois segue o texto do art.3° do CP que diz " A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.
OBS: As leis excepcionais ou temporárias são leis que fogem a regra do art. 2° do código penal, pois se a seguissem seriam irrelevantes, haja visto que essas normas são usadas para regular a sociedade em situações anormais, muitas das vezes impondo tratamento mais severo a condutas típicas enquanto estado anormal perdurar, ou seja seja se fossem movidas pela regra do art. 2° do CP, seriam inúteis,pois cessada a sua vigência os agentes punidos pela legislação especial mais rigorosa voltariam a responder normalmente seguindo a aplicação da lei geral.
assertiva 4. correta.
Diante do que dispõe o art. 9° do CP a assertiva está correta.
Frederico, meu velho, tu não achaste erro no item IV porque realmente não há erro....a assertiva está correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo