A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve ...
A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa. Em relação à adoção, analise as assertivas abaixo:
I. O adotando deve contar com, no máximo, 18 anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.
II. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, sem desligá-lo do vínculo com os pais e parentes.
III. Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.
Quais estão corretas?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 40. O adotando deve contar com, no máximo, dezoito anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes.
Art. 41. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.
Art. 42.
§ 2 Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.
E - Apenas I e III.
Análise das assertivas:
- I. Correto. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o adotando deve contar com, no máximo, 18 anos à data do pedido de adoção, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes (art. 40).
- II. Incorreto. A adoção desliga o adotado dos vínculos com os pais e parentes biológicos, exceto nos casos de casamento ou união estável com descendente do adotado (art. 41 do ECA).
- III. Correto. Para adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovando a estabilidade da família (art. 42, §2º, do ECA).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo