No livro Métodos e didáticas de alfabetização: história, car...
No livro Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores: caderno do professor, são discutidas permanências e inovações nos princípios metodológicos de alfabetização.
Tendo como base o exposto nessa obra, analise as afirmativas a seguir:
I. Os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky contribuíram muito para mostrar que não é a escola que apresenta a escrita para a criança. Evidenciaram também que, desde que ela esteja envolvida com os usos e funções da escrita e se questione sobre o seu funcionamento, estará vivenciando uma aprendizagem.
II. As diferentes discussões sobre a linguagem escrita também ajudaram a perceber que mesmo a aprendizagem da decifração ou decodificação só têm sentido se utilizadas para cumprir diferentes funções sociais e quando são vivenciadas em contexto de uso, ou seja, em eventos de letramento.
III. É preciso encontrar um equilíbrio, buscando tanto atividades que promovam uma aproximação com a compreensão do significado dos textos e dos usos da escrita como outras que promovam o distanciamento e provoquem a observação sobre a forma escrita das palavras, com as diferentes combinações entre letras, os fonemas que elas representam, e alterações de sentido decorrentes dessas relações.
Estão corretas as afirmativas