“O direito, em todos os seus ramos, não opera no vácuo. ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1932819 Direitos Humanos
   “O direito, em todos os seus ramos, não opera no vácuo. Os instrumentos jurídicos, tanto nacionais como internacionais, porquanto encerram valores, são produto do seu tempo. E se interpretam e se aplicam no tempo. Encontram-se, pois, em constante evolução.”
Antônio Augusto Cançado Trindade. O direito internacional em um mundo em transformação. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

Nesse sentido, é correto afirmar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) Vincula somente os Estados nacionais que ratificarem os seus termos.

  • Incorreta. A DUDH, enquanto uma declaração, não requer ratificação para ter efeito. Ela serve como uma orientação e um padrão comum para todos os países, mas não é juridicamente vinculante como um tratado.

B) Introduz a indivisibilidade dos direitos humanos no sistema internacional protetivo dos direitos humanos.

  • Correta. A DUDH reconhece que todos os direitos humanos são indivisíveis, interdependentes e inter-relacionados, um princípio fundamental do sistema internacional de direitos humanos.

C) Estabelece a existência de deveres humanos, que devem ser proporcionais às necessidades individuais e sociais, nos termos da lei nacional.

  • Incorreta. Embora a DUDH mencione que os indivíduos têm deveres para com a comunidade, ela não estabelece que esses deveres sejam proporcionais às necessidades individuais e sociais nos termos da lei nacional.

D) Confere superioridade hierárquica do catálogo dos direitos civis e políticos sobre àquele dos direitos econômicos, sociais e culturais.

  • Incorreta. A DUDH não estabelece uma hierarquia entre os direitos civis e políticos e os direitos econômicos, sociais e culturais. Pelo contrário, ela enfatiza a indivisibilidade e a igualdade de todos os direitos humanos.

E) Permite que o estatuto político do país de naturalidade da pessoa justifique tratamento jurídico diferenciado.

  • Incorreta. A DUDH defende a igualdade e a não discriminação, independentemente do estatuto político do país de origem da pessoa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo