Joana, servidora ocupante de cargo de provimento efetivo no...
Joana, servidora ocupante de cargo de provimento efetivo no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte, se encontrava em uma referência remuneratória e era regida por uma tabela antiga, mas foi alocada para uma nova tabela salarial atualizada, sendo respeitado o mesmo padrão de progressão funcional correspondente ao cargo.
A ação de alocação de Joana, descrita na narrativa, caracteriza a:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta - promoção remuneratório;
A promoção é o avanço vertical na carreira, passando-se de um cargo para outro, com uma maior remuneração, podendo haver mudança de atribuições. Vide as observações da introdução e da letra “e".
B) Incorreta - ascendência funcional;
A ascensão funcional também é conhecida como acesso ou de transposição, que é a passagem do servidor público entre um cargo e outro de carreiras distintas. Tome nota que é inconstitucional a transposição de servidores, sem aprovação prévia em concurso público. Vide as observações da introdução e da letra “e".
C) Incorreta - transposição;
A ascensão funcional também é conhecida como acesso ou de transposição, que é a passagem do servidor público entre um cargo e outro de carreiras distintas. Tome nota que é inconstitucional a transposição de servidores, sem aprovação prévia em concurso público. Vide as observações da introdução e da letra “e".
D) Incorreta - readaptação;
De forma geral, a readaptação é quando o servidor passa a exercer novo cargo, mantendo a remuneração do cargo anterior, quando sofre determinada limitação física ou mental. Vide as observações da introdução e da letra “e".
E) Correta - migração.
O art. 2º, XII, da Lei Complementar nº 715/2022, estabelece que “Para os efeitos desta Lei Complementar, são adotadas as seguintes terminologias com os respectivos conceitos: XII - Migração: é a ação de alocação do servidor que se encontrava em uma referência remuneratória e regido por uma tabela salarial antiga para uma nova tabela salarial atualizada, respeitando nesse novo endereçamento o mesmo padrão de progressão funcional correspondente ao cargo;". Pronto, encontramos o gabarito da questão!
Resposta: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca da Lei 715 de 21 de Junho de 2022 que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte e dá outras providências. Vejamos:
“Art. 1º, XII, Lei 715/2022 - Migração: é a ação de alocação do servidor que se encontrava em uma referência remuneratória e regido por uma tabela salarial antiga para uma nova tabela salarial atualizada, respeitando nesse novo endereçamento o mesmo padrão de progressão funcional correspondente ao cargo.
Desta forma:
A. ERRADO. Promoção remuneratório;
Sem previsão legal.
B. ERRADO. Ascendência funcional;
Sem previsão legal.
C. ERRADO. Transposição;
Sem previsão legal.
D. ERRADO. Readaptação;
A readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica/odontológica.
E. CERTO. Migração.
Conforme inciso supra.
GABARITO: ALTERNATIVA E.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo