No que se refere às regras do processo administrativo estabe...
A administração pública pode rever, de ofício e a qualquer tempo, processo administrativo sancionador quando surgirem fatos novos que possam justificar a inadequação da sanção aplicada.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 65. Os processos administrativos de que resultem sanções poderão ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando surgirem fatos novos ou circunstâncias relevantes suscetíveis de justificar a inadequação da sanção aplicada.
Gabarito: Certo :D
O que pegou aqui foi a expressão "fatos novos".
Eu confundi com a hipótese em que a Administração, para ANULAR atos, tem um prazo (decadencial) de 5 anos para anular a punição arbitrada. Sobre o tema versa o art. 54 da Lei 9.784/99: "Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé".
Questão anulada
Justificativa do Cespe : "O item é ambíguo por estabelecer, de modo genérico, o poder de revisão administração pública. Por esse motivo, opta-se por sua anulação".
Já sei pq o CESPE utilizou o termo "ambíguo" para anular a questão.
É pq o art. 65 deve ser interpretado conjuntamente com o seu parágrafo único (Parágrafo único. Da revisão do processo não poderá resultar agravamento da sanção).
Sem ele, a questão deu a entender que a Administração pode rever, DE OFÍCIO, tanto para AGRAVAR ou quanto para DIMINUIR a sanção imposta inadequadamente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo