João, agente público de direito, ao fiscalizar o estabelecim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2186894 Direito Administrativo
João, agente público de direito, ao fiscalizar o estabelecimento comercial XYZ, verifica que as normas técnicas de segurança e salubridade não estão sendo observadas. João, então, autua a pessoa jurídica e aplica uma multa, fixando o prazo de trinta dias para que as vicissitudes encontradas sejam sanadas. Após o transcurso do lapso temporal fixado, o agente público realiza nova inspeção no local, constatando que as mazelas ainda se fazem presentes e que há risco concreto aos frequentadores. João conclui, assim, que a medida adequada é a interdição do estabelecimento. 


Nesse cenário e considerando os atributos dos atos administrativos, é correto afirmar que, havendo previsão legal, a Administração Pública, por si só:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata dos atributos do ato administrativo. Vejamos as alternativas da questão:

A) não pode interditar o estabelecimento comercial XYZ, dependendo da atuação do Poder Judiciário. Poderá, por outro lado, aplicar medidas menos gravosas para sanar os vícios existentes no local.

Incorreta. O ato de interdição do estabelecimento é dotado de autoexecutoriedade que é o atributo do ato administrativo pelo qual a administração pública pode executar seus próprios atos sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário. Sendo assim, João, desde que com amparo em lei, pode interditar o estabelecimento comercial.

B) não pode interditar o estabelecimento comercial XYZ, dependendo da atuação do Poder Judiciário, considerando que os atos administrativos, apesar de coercitivos, não são autoexecutórios.

Incorreta. Os atos administrativos tem como atributo a autoexecutoriedade que que é o atributo do ato administrativo pelo qual a administração pública pode executar seus próprios atos sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário. Embora em todos os atos administrativos sejam autoexecutórios, o ato de interdição de estabelecimento comercial, desde que previsto em lei, é dotado de autoexecutoriedade.

C) pode interditar o estabelecimento comercial XYZ, independentemente da atuação do Poder Judiciário, com base na autoexecutoriedade dos atos administrativos.

Correta. O estabelecimento pode ser interditado com fundamento no atributo de autoexecutoriedade dos atos administrativos.

D) pode interditar o estabelecimento comercial XYZ, independentemente da atuação do Poder Judiciário, com base na coercibilidade dos atos administrativos.

Incorreta. Coercibilidade é o atributo do ato administrativo pelo qual esse ato é obrigatório, se impondo a terceiros independentemente de sua concordância. Esse atributo não é o fundamento da interdição do estabelecimento por João, essa interdição tem amparo no atributo da autoexecutoriedade do ato administrativo. 

E) pode interditar o estabelecimento comercial XYZ, independentemente da atuação do Poder Judiciário, com base na exigibilidade dos atos administrativos.

Incorreta. Exigibilidade do ato administrativo é o atributo do ato pelo qual seu cumprimento pode ser exigido por meios coercitivos indiretos e não pela execução direta do ato. O atributo que ampara a interdição do estabelecimento comercial é a autoexecutoriedade que permite a execução do ato pela própria administração, sem intervenção do Poder Judiciário, e não o atributo da exigibilidade.

Gabarito do professor: C. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Trata-se do poder de polícia, que tem como um de seus atributos a autoexecutoriedade. Assim, autoexecutoriedade é a faculdade de a Administração decidir e executar diretamente sua decisão por seus próprios meios, sem intervenção do Poder Judiciário. Não é um atributo que está presente em todas as medidas de polícia, apenas quando for expressamente prevista em lei ou for uma medida urgente. A autoexecutoriedade pode ser dividida em exigibilidade e executoriedade. Qual a diferença entre as duas? A exigibilidade é o uso de meios indiretos de coação, por exemplo a imposição de multa. Por outro lado, a executoriedade é um meio direto de coação, como é o caso da apreensão da mercadoria

Ex.: aplicação de multa e interdição de estabelecimento. Essa previsão decorre do princípio da separação de poderes previsto na CF/88 (art. 2º). 

Gab.: C

POder de policia é o CAD

Coercibilidade

Autoexecutoriedade

Discricionariedade

Nesse aspecto, quando se fala de autoexecutoriedade, estamos falando do poder que administração pública tem de interditar o estabelecimento comercial XYZ, independentemente da atuação do Poder Judiciário.

ATENÇÃO! TRAGO AQUI, UM EXEMPLO EM TORNO DA LETRA E)

Sobre a letra e) da presente questão fique atento!!!

Trago aqui, uma cobrança do MPPB-2023-FCC-TECNICOMINISTERIAL

A PRESENTE QUESTÃO:

QUESTÃO: Sobre os atributos do poder de polícia, a

LETRA E) exigibilidade envolve meios indiretos de coação como, por exemplo, a aplicação de multas. CORRETA

A questão exige conhecimento acerca dos atributos dos atos administrativos e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto que segue: "João, agente público de direito, ao fiscalizar o estabelecimento comercial XYZ, verifica que as normas técnicas de segurança e salubridade não estão sendo observadas. João, então, autua a pessoa jurídica e aplica uma multa, fixando o prazo de trinta dias para que as vicissitudes encontradas sejam sanadas. Após o transcurso do lapso temporal fixado, o agente público realiza nova inspeção no local, constatando que as mazelas ainda se fazem presentes e que há risco concreto aos frequentadores. João conclui, assim, que a medida adequada é a interdição do estabelecimento." 

Primeiramente, a Administração Pública pode, sim, interditar o estabelecimento comercial XYZ, de modo que os itens "A" e "B" estão incorretos.

No tocante aos atributos vejamos um a um:

> Imperatividade ou coercibilidade: é a possibilidade de se criar unilateralmente obrigações aos particulares, mesmo sem sua anuência;

> Exigibilidade: é a possibilidade de aplicar punições, em virtude de violação da lei.

> Autoexecutoriedade: é a possibilidade de executar materialmente o ato administrativo, independentemente de ordem judicial.

Veja que ao interditar o local, há o atributo da autoexecutoriedade porque o fiscal está cessando os riscos que estão no estabelecimento.

ATENÇÃO: No tema de atributos dos atos administrativos, a FGV é tendenciosa ao atributo da autoexecutoriedade.

Gabarito: C

A letra C e a letra E têm várias verdades!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo