Segundo a Convenção Americana de Direitos Humanos, é correto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2522175 Direitos Humanos
Segundo a Convenção Americana de Direitos Humanos, é correto afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: E.

A) incorreta. Nos termos da Convenção, não é possível verificar a exceção apresentada. “ARTIGO 7. Direito à Liberdade Pessoal 3. Ninguém pode ser submetido a detenção ou encarceramento arbitrários.”

B) incorreta. A própria lei deve proibir propaganda em favor da guerra e apologia ao ódio. “ARTIGO 13 (...) 5. A lei deve proibir toda propaganda a favor da guerra, bem como toda apologia ao ódio nacional, racial ou religioso que constitua incitação à discriminação, à hostilidade, ao crime ou à violência.”

C) incorreta. Não é possível a distinção entre filhos havidos no casamento ou fora deste. “ARTIGO 17. Proteção da Família 5. A lei deve reconhecer iguais direitos tanto aos filhos nascidos fora do casamento como aos nascidos dentro do casamento.”

D) incorreta. Há vedação expressa para a expulsão coletiva de estrangeiros. “ARTIGO 22. Direito de Circulação e de Residência 9. É proibida a expulsão coletiva de estrangeiros.”.

E) correta. A assertiva reproduz texto exato da Convenção, como pode ser verificado: “ARTIGO 8. Garantias Judiciais 1. Toda pessoa tem direito a ser ouvida, com as devidas garantias e dentro de um prazo razoável, por um juiz ou tribunal competente, independente e imparcial, estabelecido anteriormente por lei, na apuração de qualquer acusação penal formulada contra ela, ou para que se determinem seus direitos ou obrigações de natureza civil, trabalhista, fiscal ou de qualquer outra natureza.”.

As ressalvas... sempre muito bom prestar bastante atenção quando for direitos humanos. Bons estudos, vlw!

O erro da B está em "vedada a proibição".

A)Ninguém pode ser submetido à detenção ou ao encarceramento arbitrários, salvo na hipótese de sanção disciplinar imposta a pessoas privadas de liberdade para cumprimento de sentença condenatória transitada em julgado. ERRADO, não existe ressalva quanto a encarceramento ARBITRÁRIO.

B)Não se pode restringir o direito de expressão por vias ou meios indiretos, sendo vedada a proibição de propaganda a favor da guerra ou apologia ao ódio nacional, racial ou religioso que constitua incitação à discriminação, à hostilidade, ao crime ou à violência. ERRADO, é vedado a propaganda a favor da guerra.

C)Toda criança tem direito às medidas de proteção que a sua condição de menor requer por parte da sua família e da sociedade, ressalvadas as distinções estabelecidas por lei entre direitos dos filhos nascidos fora do casamento e daqueles nascidos dentro do casamento. ERRADO, não é feita distinção entre filhos dentro ou fora do casamento.

D)Em nenhum caso o estrangeiro pode ser expulso ou entregue a outro país, seja ou não de origem, onde seu direito à vida ou à liberdade pessoal esteja em risco de violação por causa da sua raça, nacionalidade, religião, condição social ou de suas opiniões políticas, salvo na hipótese de expulsão coletiva de estrangeiros. ERRADO, ao adicionar "liberdade pessoal" deixa a alternativa incorreta.

E)Toda pessoa tem direito a ser ouvida, com as devidas garantias e dentro de um prazo razoável, por um juiz ou tribunal competente, independente e imparcial, estabelecido anteriormente por lei, na apuração de qualquer acusação penal formulada contra ela, ou para que se determinem seus direitos ou obrigações de natureza civil, trabalhista, fiscal ou de qualquer outra natureza. CORRETO, letralidade de lei pura.

x A) Ninguém pode ser submetido à detenção ou ao encarceramento arbitrários, salvo na hipótese de sanção disciplinar imposta a pessoas privadas de liberdade para cumprimento de sentença condenatória transitada em julgado.

> Artigo 7 - 3. Ninguém pode ser submetido a detenção ou encarceramento arbitrários. (Não há ressalvas)

-

x B) Não se pode restringir o direito de expressão por vias ou meios indiretos, sendo vedada a proibição de propaganda a favor da guerra ou apologia ao ódio nacional, racial ou religioso que constitua incitação à discriminação, à hostilidade, ao crime ou à violência. 

> Artigo 13 - 5. A lei deve proibir toda propaganda a favor da guerra, bem como toda apologia ao ódio nacional, racial ou religioso que constitua incitação à discriminação, à hostilidade, ao crime ou à violência

-

x C) Toda criança tem direito às medidas de proteção que a sua condição de menor requer por parte da sua família e da sociedade, ressalvadas as distinções estabelecidas por lei entre direitos dos filhos nascidos fora do casamento e daqueles nascidos dentro do casamento.

> Artigo 17 - 5. A lei deve reconhecer iguais direitos tanto aos filhos nascidos fora do casamento como aos nascidos dentro do casamento.

-

x D) Em nenhum caso o estrangeiro pode ser expulso ou entregue a outro país, seja ou não de origem, onde seu direito à vida ou à liberdade pessoal esteja em risco de violação por causa da sua raça, nacionalidade, religião, condição social ou de suas opiniões políticas, salvo na hipótese de expulsão coletiva de estrangeiros.

> Artigo 22 - 9. É proibida a expulsão coletiva de estrangeiros.

-

E) Toda pessoa tem direito a ser ouvida, com as devidas garantias e dentro de um prazo razoável, por um juiz ou tribunal competente, independente e imparcial, estabelecido anteriormente por lei, na apuração de qualquer acusação penal formulada contra ela, ou para que se determinem seus direitos ou obrigações de natureza civil, trabalhista, fiscal ou de qualquer outra natureza.

> Artigo 8 - 1.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo