Como vimos no caso, a ação docente partiu de um problema com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1277321 Pedagogia
      Marcos é professor do Ensino Fundamental II há 20 anos. Preocupado com a pressão que os alunos sentem diante de provas, que parece ter se intensificado mais recentemente, suspendeu as avaliações quantitativas em suas aulas. O professor tem considerado as provas prejudiciais ao desenvolvimento autônomo da criatividade e das potencialidades dos alunos. Como é muito experiente e afirma ter “olho clínico”, Marcos conta que consegue cedo no ano letivo identificar os bons alunos e aqueles que terão problemas. 
Como vimos no caso, a ação docente partiu de um problema comum, que envolve a ansiedade dos estudantes nas situações de provas. Luckesi (2006) trata do uso da avaliação como disciplinamento social dos alunos em uma pedagogia do exame. A esse respeito, de acordo com o autor, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa A.

O tema da questão aborda a avaliação educacional e as implicações psicológicas e sociais do uso dessa ferramenta. A questão se baseia nas ideias de Luckesi (2006), que critica o uso da avaliação como um meio de disciplinamento social, ao invés de ser um instrumento de desenvolvimento e aprendizado.

Alternativa A: O medo é um instrumento poderoso de controle social, que força a adequação a comportamentos tidos como desejáveis e torna sujeitos submissos.

A alternativa A está correta porque reflete diretamente a crítica de Luckesi sobre o uso da avaliação como uma ferramenta de controle social. Luckesi argumenta que o medo e a pressão gerados pelas provas podem forçar os alunos a se conformarem com certos comportamentos, inibindo sua autonomia e criatividade.

Alternativa B: Os jovens de hoje sofrem mais com as pressões psicológicas por receberem uma educação permissiva de seus pais, exigindo que a avaliação se adeque a esse novo perfil.

A alternativa B está incorreta porque desvia o foco da crítica de Luckesi. Ele não menciona a educação permissiva dos pais como causa principal das pressões psicológicas. A questão central é o papel da avaliação como mecanismo de controle social, não a permissividade na educação familiar.

Alternativa C: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe castigos físicos nas escolas e, consequentemente, não cabe mais falar em medo no contexto escolar.

A alternativa C está incorreta porque a proibição de castigos físicos pelo ECA não elimina outras formas de medo ou pressão psicológica no ambiente escolar. Luckesi fala sobre o medo gerado pela avaliação, que é uma forma de pressão diferente dos castigos físicos.

Alternativa D: É importante se utilizar de mecanismos de pressão psicológica para desenvolver bons hábitos e atitudes nos estudantes, pois são meios válidos e sutis de pressão duradoura.

A alternativa D está incorreta e vai contra as ideias de Luckesi. Ele critica justamente o uso de pressão psicológica como meio de disciplinamento, pois acredita que isso prejudica o desenvolvimento autônomo e criativo dos alunos.

Alternativa E: O conjunto de combinados decidido em reunião de pais guia a prática de disciplinamento social, moldando o caráter e o comportamento dos estudantes daquela comunidade de acordo com seu contexto singular.

A alternativa E está incorreta porque, embora a participação dos pais na educação seja importante, Luckesi não discute essa questão em termos de disciplinamento social. Ele foca na crítica ao uso da avaliação como uma forma de controle dentro do ambiente escolar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO✅

A) o medo é um instrumento poderoso de controle social, que força a adequação a comportamentos tidos como desejáveis e torna sujeitos submissos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo