No que se refere aos temas da execução fiscal, do imposto de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104222 Direito Tributário

No que se refere aos temas da execução fiscal, do imposto de renda e do IPI, julgue o item a seguir, com base na jurisprudência do STJ. 


A concessão ou a manutenção da isenção do imposto de renda por doença independe da demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença ou da recidiva da enfermidade. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Certo/STJ/Súmula 627: O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do Imposto de Renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença nem da recidiva da enfermidade.

CERTO - Súmula 627, STJ: "O contribuinte faz jus à concessão ou à manutenção da isenção do imposto de renda, não se lhe exigindo a demonstração da contemporaneidade dos sintomas da doença nem da recidiva da enfermidade".

Segue no insta, @dois.concursados, para mais Dicas.

Adendo:

Súmula 598-STJ: É desnecessária a apresentação de laudo médico oficial para o reconhecimento judicial da isenção do Imposto de Renda, desde que o magistrado entenda suficientemente demonstrada a doença grave por outros meios de prova.

→ O contribuinte tem direito à concessão ou direito de manter (se já havia sido concedido) a isenção do imposto de renda de que trata o art. 6º, XIV, da Lei nº 7.713/88 mesmo que atualmente (contemporaneamente) ele não esteja mais apresentando sintomas da doença nem sinais de recidiva (volta da enfermidade).

Fonte: Buscador DoD

ADENDO

IR

-STF Info 1.155, Tema 1.174 - 2024: É inconstitucional norma que prevê a incidência da alíquota fixa de 25% do IRPF retido na fonte sobre os rendimentos de aposentadoria e pensão percebidos por pessoas físicas residentes ou domiciliadas no exterior.  

  • (por violar os princípios constitucionais da isonomia tributária, da proporcionalidade, da capacidade contributiva  ⇒ residentes no exterior que auferem rendas de aposentadorias e pensões acabam por suportar, sem justificativa razoável, uma carga fiscal muito maior;  da vedação ao confisco ⇒  desconsidera o limite legal de isenção e tributa valores considerados necessários a uma existência digna ⇒   // e da progressividade do imposto de renda ⇒ sem deduções relativas a faixas inferiores.) 

.

STJ Info 836 - 2024: A alteração da gravidade da doença não afasta o direito à isenção de imposto de renda sobre proventos de aposentadoria

  • (isenção por portadores de moléstias-graves nos termos art. 6º, inciso XIV, da Lei n. 7.713/1988 independe da contemporaneidade dos sintomas, tampouco da recidiva da enfermidade - Súmula 627).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo