A coluna vertebral é formada por um conjunto de 31 a 33 vér...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IADES Órgão: AL-GO Prova: IADES - 2019 - AL-GO - Fisioterapeuta |
Q964962 Fisioterapia
A coluna vertebral é formada por um conjunto de 31 a 33 vértebras, subdivididas em regiões cervical, torácica, lombar e sacral. Para manter esse arranjo estrutural estável e, ao mesmo tempo, capaz de possibilitar movimentos em todos os planos, diferentes estruturas fazem parte da respectiva composição. Em relação à morfologia da coluna vertebral, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B.

Vamos entender melhor cada uma das alternativas e por que a alternativa B está correta enquanto as outras estão incorretas.

Alternativa B: "As vértebras cervicais apresentam forames transversos, por onde transitam as artérias e veias vertebrais. Nos casos de hérnias nessa região, os forames podem ser comprimidos e gerar a diminuição do fluxo cerebral posterior."

Essa alternativa está correta porque as vértebras cervicais realmente possuem forames transversos, que são orifícios laterais por onde passam as artérias vertebrais. Essas artérias são essenciais para o fornecimento de sangue ao cérebro. A compressão desses forames pode levar a uma diminuição do fluxo sanguíneo, resultando em problemas como diminuição do fluxo cerebral posterior.

Alternativa A: "A região torácica, por ser o local onde estão presentes órgãos vitais, apresenta as vértebras mais desenvolvidas da coluna vertebral - são as maiores e mais estáveis."

Essa alternativa está incorreta. As vértebras mais desenvolvidas e robustas da coluna vertebral são, na verdade, as vértebras lombares, não as torácicas. As vértebras lombares são maiores e mais robustas porque suportam a maior parte do peso do corpo e permitem maior flexibilidade de movimento.

Alternativa C: "De um modo geral, as vértebras apresentam um arco anterior e o corpo posterior. No corpo são formadas as articulações intercorpovertebrais, caracterizadas pela presença do disco intervertebral."

Essa alternativa está incorreta porque houve uma inversão dos termos anatômicos. As vértebras apresentam um corpo anterior e um arco posterior. Além disso, as articulações intercorpovertebrais estão entre os corpos vertebrais, sendo caracterizadas pela presença dos discos intervertebrais.

Alternativa D: "Na coluna, a junção toracolombar é caracterizada pela presença do promontório sacral (borda anterior proeminente de S1)."

Essa alternativa está incorreta porque o promontório sacral é, na verdade, uma característica do sacro, especificamente da primeira vértebra sacral (S1), e não da junção toracolombar. A junção toracolombar é entre as vértebras torácicas e lombares, e não entre a coluna lombar e o sacro.

Alternativa E: "A medula espinal está localizada no interior da coluna vertebral, no canal vertebral, ocupando esse espaço por completo."

Essa alternativa está incorreta porque, embora a medula espinal esteja localizada no canal vertebral, ela não ocupa o espaço por completo. A medula espinal termina aproximadamente na altura da vértebra L1 ou L2 em adultos, e abaixo desse ponto, o canal vertebral contém a cauda equina, composta de raízes nervosas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa A: Região lombar: é formada por cinco vértebras e é nesta região que se concentra todo o peso do tronco, por isso as vértebras são mais robustas e maiores.

Alternativa C: Não há duas vértebras idênticas. Eles variam em tamanho e características, especialmente de uma região para outra. No entanto, todas elas têm a seguinte estrutura básica:

Corpo vertebral - a grande parte cilíndrica localizada anteriormente que dá força à coluna. Estão envolvidos na sustentação de peso. Seu tamanho aumenta à medida que se desce na coluna vertebral. Os corpos vertebrais adjacentes são separados por discos intervertebrais.

Arco vertebral - a estrutura localizada posteriormente ao corpo. Consiste em dois pedículos e duas lâminas. Os pedículos contêm incisuras vertebrais (superiores, inferiores) que formam o forame intervertebral. Este permite a passagem dos nervos espinhais que saem da medula espinhal. Os pedículos, as lâminas e o corpo de cada vértebra formam uma cavidade (forame vertebral). O canal vertebral é o espaço através da coluna vertebral que é delimitado pelos forames vertebrais.

Processos vertebrais - no total há sete processos vertebrais se projetando a partir do arco vertebral: um processo espinhoso (pósteroinferior), dois processos transversos (pósterolaterais) e quatro processos articulares. Estes últimos contêm facetas articulares. Os processos vertebrais servem como pontos de fixação para ligamentos e músculos do dorso. Eles também participam das articulações.

As vértebras cervicais têm características específicas, como o forame transverso, dois tubérculos (anterior e posterior) e processos espinhosos divididos (bífidos).

Alternativa D: Promontório sacral é a porção anterior mais saliente da base do sacro e que é formada pela articulação da V vértebra lombar com o sacro.

Alternativa E: A medula espinal É constituída de tecido nervoso, situada no interior da coluna vertebral e se estende desde o final do tronco encefálico (parte final do encéfalo, compreende mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano), a seguir do bulbo, até mais ou menos a região da segunda vértebra lombar. Está localizada no canal interno das vértebras. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo