Um plano de governo como instrumento de gestão no qual não ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q215798 Administração Financeira e Orçamentária
Um plano de governo como instrumento de gestão no qual não se adota programa de trabalho, projetos, atividades, nem objetivos a atingir e cujo principal critério de distribuição dos recursos a disposição do governo é o montante de gastos do exercício financeiro anterior, ajustado em algum percentual discricionário, é conhecido como orçamento
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CORRETA LETRA A
VAMOS CONHECER OS DEMAIS CONCEITOS, CONFORME A DOUTRINA:
a) clássico ou tradicional - já definido na questão.
b) programa-  O orçamento-programa foi introduzido no Brasil através da Lei 4320/64 e do decreto – lei 200/67. O orçamento – programa pode ser entendido como um plano de trabalho, um instrumento de planejamento da ação do governo, através da identificação dos seus programas de trabalho, projetos e atividades, além dos estabelecimento de objetivos e metas a serem implementados, bem como a previsão dos custos relacionados. A CF/88 implantou definitivamente o orçamento-programa no Brasil, ao estabelecer a normatização da matéria orçamentária através do PPA, da LDO e da LOA, ficando evidente o extremo zelo do constituinte para com o planejamento das ações do governo.
c) de desempenho -Uma evolução do orçamento clássico foi o chamado orçamento de desempenho ou por realizações. Neste tipo de orçamento, o gestor começa a se preocupar com o resultado dos gasto e não apenas com o gasto em si, ou seja, preocupa-se agora em saber “as coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra”. Apesar de ser um passo importante, o orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de uma planejamento central das ações do governo.
d) base zeroTécnica utilizada para a confecção do orçamento – programa, consiste basicamente em uma análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos governamentais. Neste tipo de abordagem, na fase de elaboração da proposta orçamentária, haverá um questionamento acerca das reais necessidades de cada área, não havendo compromisso com qualquer montante inicial de dotação. Os órgão governamentais deverão justificar anualmente, na fase de elaboração da sua proposta orçamentária, a totalidade de seus gastos, sem utilizar o ano anterior como valor inicial mínimo.
e) variável - Não possuem conceito na doutrina.
De acordo com o material do professos Gustavo Bicalho Ferreira, esse conceito é o do orçamento incremental: "são ajustes marginais nos seus itens de receita e despesa. Repetição do orçamento anterior acrescido da variação de preços ocorrida no período. O orçamento é calculado e ajustado com base no ano anterior, ano a ano."

Fiquei na dúvida!!!!!



Marciano, o Orçamento Tradicional é também chamado de Orçamento Incremental!
Pô a questão não é complicada, mas o pessoal do site tem de modificar estes temas, pois, antes de fazer a questão lê-se claramente o assunto ali onde é classificada a questão. Não é a primeira nem será a última se continuarem a classificar desta forma.

O campo "assunto" já dá  resposta de antemão, salvo raras exceções

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo