Durante a anamnese de uma paciente de vinte e sete anos de i...
As duas ocorrências mais prováveis para a situação b) são a agenesia dos terceiros molares e a impacção dos dentes 38 e 48.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é C - certo.
Para resolver essa questão, é importante compreender a situação descrita no caso clínico e as possíveis condições que podem justificar a ausência de sinais aparentes dos terceiros molares inferiores (dentes 38 e 48).
Na questão, a paciente apresenta 27 anos e os únicos terceiros molares que irromperam são os superiores. O dentista não encontrou sinais aparentes dos terceiros molares inferiores durante o exame clínico. As duas principais condições que podem explicar essa situação são:
- Agenesia dos terceiros molares: A agenesia é uma condição em que os dentes não se formam geneticamente. É uma ocorrência relativamente comum com os terceiros molares, que são os dentes mais frequentemente ausentes congenitamente.
- Impacção dos dentes 38 e 48: A impacção ocorre quando os dentes estão presentes, mas não conseguem erupcionar devido à falta de espaço ou orientação inadequada na arcada dentária. Isso é particularmente comum nos terceiros molares inferiores.
Portanto, a questão está correta ao afirmar que as duas ocorrências mais prováveis para a ausência de sinais dos terceiros molares inferiores são a agenesia e a impacção.
Alternativas incorretas não foram fornecidas, mas podemos deduzir que qualquer outra explicação para o não aparecimento dos dentes 38 e 48 sem mais informações clínicas ou radiográficas detalhadas seria menos provável.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Agenesia de quais terceiros molares?Pois os superiores irromperam.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo