Conforme o artigo 165 da Constituição Federal “a lei [...] e...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - do Plano Plurianual
O tema abordado na questão refere-se ao Ciclo Orçamentário do governo federal, especificamente à lei que estabelece objetivos e metas de médio prazo para a administração pública. Isso exige conhecimento sobre os instrumentos de planejamento do setor público no Brasil, que são: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
A alternativa correta é a C - do Plano Plurianual. O PPA é o instrumento que estabelece de forma regionalizada os objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos, incluindo despesas de capital e programas de duração continuada. Essa descrição se alinha exatamente ao que é mencionado no artigo 165 da Constituição Federal, que orienta sobre a necessidade de uma visão de médio a longo prazo para o planejamento governamental.
Vamos justificar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - de Diretrizes Orçamentárias: Embora a LDO também seja uma parte importante do ciclo orçamentário, sua função principal é orientar a elaboração da LOA e estabelecer metas e prioridades para o ano seguinte, não sendo adequada para fixar metas de programas de duração continuada, que é função do PPA.
B - do Orçamento Anual: A LOA é responsável por detalhar o orçamento para um único ano, não estabelecendo objetivos de médio a longo prazo como o PPA.
D - do Plano de Desenvolvimento Nacional: Não existe um instrumento legal com este nome formalmente reconhecido no ciclo orçamentário federal brasileiro, portanto não é aplicável aqui.
E - do Plano de Aceleração do Crescimento: Este é um programa específico de governo, e não um instrumento legal do ciclo orçamentário conforme estabelecido na Constituição.
Espero que essa explicação tenha ajudado a compreender a questão e o funcionamento dos instrumentos de planejamento no Brasil. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I - o plano plurianual;
(...)
§ 1.º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos
e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e
para as relativas aos programas de duração continuada.
LETRA C
eu uso o mnemônico PAPA DOM DECAP DE CONT.
PPA diretrizes objetivos e metas Despesas de Capital Decorrentes relativas aos programas de duração continuada.
Acho esse mais completo e me ajudou a matar a questão.
QUADRO PPA |
Estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas (DOM) da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. |
Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão sob pena de crime de responsabilidade. |
Assim como a LDO, é inovação da CF/88. |
O macete é a expressão "duração continuada".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo