Leia o texto a seguir. J., 15 anos, cursando o ensino funda...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970279 Pedagogia

Leia o texto a seguir.


J., 15 anos, cursando o ensino fundamental, ao sair com os amigos no final de semana, no famoso rolê, viu que o amigo W., conhecido por todos como M., estava armado. M. falou com J.: Vamos meter medo em uns carinhas do bairro? J. não teve nem tempo de responder. Em seguida, viu M. sacar sua arma e assaltar um menino que passava pela rua, de porte franzino, de posse apenas do material escolar e de um celular. Perto dali passava uma viatura, que ao ver o movimento, resolveu abordar os adolescentes. Conclusão: tanto J. como M. foram apreendidos e, de acordo com o Artigo 112 do Estatuto da Criança e Adolescente, considerados infratores. Acontece que J., pelo fato de estar estudando o 9º ano, precisou ser matriculado em uma escola nas redondezas do Centro de Internação. A diretora da escola, ao ser alertada por um dos pais que conheciam J. e sua história, resolveu impedir a sua matrícula.


De acordo com o artigo 53 a Lei n. 8.069/1990, a atitude dessa diretora, baseou-se 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - no impedimento da igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. A questão aborda um cenário em que um adolescente, garantido por leis que protegem seus direitos à educação, encontra um obstáculo na figura de uma diretora escolar que tenta impedir sua matrícula devido ao seu histórico de infração.

Para resolver essa questão, é necessário compreender os direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), especificamente no artigo 53, que garante o direito à educação e o acesso e permanência na escola. A atitude da diretora contraria esses direitos, pois todos os alunos, independentemente de seu histórico, têm o direito de ser matriculados e frequentar a escola.

O ECA foi instituído pela Lei n. 8.069/1990 e determina que nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. O impedimento da matrícula de J. pela diretora é uma forma de discriminação, pois nega ao adolescente o direito fundamental à educação apenas por ter cometido um ato infracional. A educação é um direito público subjetivo e dever do Estado, e não pode ser negada com base no histórico comportamental ou jurídico do estudante.

A alternativa D é a correta porque reflete exatamente a violação cometida pela diretora ao negar a matrícula de J., que é a de negar a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. Todas as crianças e adolescentes têm o direito de estudar, inclusive aqueles que estão cumprindo medidas socioeducativas, conforme estabelece a legislação vigente no país.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

no impedimento da igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. 

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - direito de ser respeitado por seus educadores;

III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

IV - direito de organização e participação em entidades estudantis; V - acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência.

Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer

 Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - direito de ser respeitado por seus educadores;

III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. 

Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo