A filósofa Marilena Chauí na apresentação “Os trabalhos da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1970281 Pedagogia
A filósofa Marilena Chauí na apresentação “Os trabalhos da memória” do livro Memória e Sociedade: lembranças de velhos de Ecléa Bosi inicia afirmando: “O velho não tem armas. Nós é que temos de lutar por ele. Esta, acredito, é a sua tese, Ecléa”. E, ao mesmo tempo indagando: “Por que temos que lutar pelos velhos? Mas, se os velhos são os guardiões do passado, por que nós é que temos de lutar por eles?”. A resposta às indagações de Marilena Chauí sobre o porquê da luta social pelos velhos está
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - na velhice que é a fonte de onde jorra a essência da cultura, ponto onde o passado se conserva e o presente se prepara.

A questão evoca uma reflexão sobre o papel dos idosos na sociedade e a importância da memória cultural. Marilena Chauí, ao trazer a ideia de que precisamos lutar pelos idosos, sugere que há uma responsabilidade social para com aqueles que carregam consigo as tradições, a história e o conhecimento acumulado ao longo de suas vidas.

A resposta correta é a letra B porque ela ressalta o valor da velhice como guardiã do patrimônio cultural e histórico. Os idosos são vistos como portadores da memória coletiva, e é através deles que tanto a cultura é preservada quanto o futuro é moldado com base no conhecimento do passado.

Essa alternativa está correta porque aponta para a necessidade de proteção e valorização dos idosos como um ato de respeito à sua contribuição para a manutenção da cultura e sabedoria que nos guiam. A luta pelos idosos é, portanto, uma luta pela continuidade e pelo respeito às nossas origens e ao legado que será transmitido às próximas gerações.

As demais alternativas falham em capturar essa essência. Elas sugerem outras razões que não abordam diretamente a importância da conservação da memória cultural que os idosos representam, ou sugerem uma visão utilitarista ou idealizada que não é o foco da afirmação de Chauí.

Portanto, ao refletir sobre essa questão, é crucial entender a função social do idoso e a necessidade de lutar por ele como uma forma de preservar a integridade cultural e histórica da sociedade.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB: B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo