Os princípios são normas gerais que, pela sua relevância, a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912427 Direito Financeiro
Os princípios são normas gerais que, pela sua relevância, abrangência e valor intrínseco, fundamentam o sistema jurídico. Eles permitem a interpretação de situações concretas com base nos fins a que se destinam a norma. Os princípios orçamentários são premissas a serem observadas na elaboração e na execução da lei orçamentária. (...) (Princípios Orçamentários - Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br))
Analise esta informação: "Este Princípio surgiu como inovação à Constituição de 88. Ou seja, antes de 1988 os orçamentos eram separados. Ele ressalta que o orçamento deve ser uno. Isto é, apenas um orçamento para cada ente federativo. Não devendo, portanto, elaborar um orçamento para cada Poder".
Os dados contidos na informação permitem identificar o Princípio da: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de questão sobre princípios que regem o orçamento público.

Vamos à análise das alternativas:

A) ERRADO. O princípio da totalidade é aquele que possibilita a coexistência de vários orçamentos autônomos, mas que podem ser vistos de forma consolidada. Conforme explica o site da Câmara dos Deputados Federais, "embora exista uma segregação dos orçamentos fiscal, da seguridade social e das estatais, trata-se de um único projeto de lei orçamentária anual, que contempla, ao mesmo tempo, de forma consolidada, toda a programação". Veja que não tem relação direta com o que descreve o enunciado.

B) ERRADO. O princípio do equilíbrio é aquele que determina que o orçamento deve apresentar o mesmo montante do orçamento para os valores das receitas e das despesas. Veja que não tem relação direta com o que descreve o enunciado.

C) CORRETO. O princípio da unidade é aquele que determina que somente um orçamento deve existir para determinado exercício financeiro para cada ente, contendo todas as receitas e despesas. É exatamente o que descreve o enunciado.

D) ERRADO. O princípio da exclusividade proíbe que o orçamento tenha disposições estranhas à previsão de receita e à fixação de despesa. Veja que não tem relação direta com o que descreve o enunciado.

E) ERRADO. O princípio da anualidade é aquele que determina que o orçamento deve ser autorizado para um certo exercício financeiro, que corresponde ao ano civil. Veja que não tem relação direta com o que descreve o enunciado.

GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “C".
Fonte: https://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/cidadao/entenda/cursopo/principios

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra C.

➠ UNIDADE> Princípio orçamentário que estabelece que toda a programação dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento deve estar contida na LOA, ou seja, em um único diploma legal, de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo.

Esta questão é polêmica, porque....

O princípio da unidade ensina que o orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir somente um orçamento dentro do âmbito de cada esfera de Governo (União, Estados, DF e Municípios), abrangendo todos os 3 poderes e as funções essenciais à justiça, dentro de um exercício financeiro.

Atenção: Cada esfera de Governo deve possuir apenas um orçamento, fundamentado em uma única política orçamentária e estruturado uniformemente.

Observação: o princípio da unidade é também denominado de princípio da totalidade em face de ser composto pelos:

a) Orçamento Fiscal;

b) Orçamento de Investimento;

c) Orçamento da Seguridade Social

No entanto, está abrangência não lhe retira o caráter de uno, pelo contrário, o fato de os três orçamentos estarem concentrados em um só ente, revela seu caráter unitário. 

Gabarito da banca: C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo