A respeito da reforma tributária brasileira, julgue o item.A...
A respeito da reforma tributária brasileira, julgue o item.
A reforma tributária brasileira é uma proposta de
emenda constitucional (PEC) e sua essência está na
simplificação de tributos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A proposta de emenda à Constituição (PEC), caso aprovada em definitivo no Congresso, simplifica e unifica os tributos sobre o consumo e representa apenas a primeira etapa da reforma.
A reforma tributária visa simplificar o sistema tributário brasileiro, substituindo tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS pelo Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), modernizar o sistema, impulsionando a economia e promovendo competitividade empresarial.
Os objetivos da reforma tributária são:
- Simplificação: Reduzir o número de impostos e unificar tributos que possuem a mesma base de incidência.
- Transparência: Tornar o sistema tributário mais claro e compreensível para a população.
- Estímulo à Economia: Com um sistema tributário mais simples e eficiente, espera-se atrair mais investimentos e estimular o crescimento econômico.
Simplificação de tributos? Só se for pra essa banca governista. A realidade é bem diferente. Questão completamente enviesada.
GABARITO: CERTO
A reforma tributária brasileira, em discussão, é, de fato, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A essência da reforma está na simplificação de tributos, buscando unificar e racionalizar o sistema tributário do país.
Um dos principais objetivos das PECs propostas (como a PEC 45/2019 e a PEC 110/2019) é substituir vários tributos existentes por um único imposto sobre bens e serviços (IBS), simplificando a estrutura tributária, reduzindo a complexidade e eliminando a cumulatividade, o que deve resultar em um sistema mais eficiente e transparente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo