Todos os crimes funcionais tem como bem jurídico precípuo

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q450268 Direito Penal
Todos os crimes funcionais tem como bem jurídico precípuo
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra C

Primeiramente veja o texto extraído do julgado do STJ sobre o princípio da insignificância aplicado aos crimes funcionais:

O STJ na maioria de seus julgados entende que não é possível a aplicação deste princípio nos crimes contra a administração pública, pois entende que nos crimes contra a Administração Pública, ainda que o valor da lesão possa ser considerado ínfimo, a norma busca resguardar não somente o aspecto patrimonial, mas a moral administrativa, o que torna inviável a afirmação do desinteresse estatal à sua repressão (Resp 655.946/DF).

Desse julgado extrai-se que o bem jurídico violado nos crimes funcionais é justamente a moral administrativa (Disciplina interna da administração), que nas respostas está escrita como moralidade pública, que difere da moralidade privada (o bem e o mal)

Não pode ser a Letra E pois o Estado não é o bem jurídico tutelado, mas sim o SUJEITO PASSIVO imediato dos crimes funcionais.

Espero ter ajudado
bons estudos

Renato, o SUJEITO PASSIVO MEDIATO dos crimes funcionais seria a COLETIVIDADE?

E, em relacao ao PATRIMONIO PUBLICO e a FE PUBLICA eles se enquadrariam sobre que aspecto em relacao aos crimes funcionais?

TANTO O ESTADO QUANDO A COLETIVIDADE SÃO SUJEITOS PASSIVOS EM RELAÇÃO AOS CRIME FUNCIONAIS, LOGO ELIMINAMOS AS ASSERTIVAS ''A'' e ''E''. FÉ PÚBLICA E PATRIMÔNIO, QUANDO TUTELADOS, ESTÃO EM SEGUNDO PLANO.

EX.: CONSURSSÃO (EXIGIR VANTAGEM INDEVIDA EM RAZÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA) O BEM JURÍDICO TUTELADO, EM PRIMEIRO PLANO, É A MORALIDADE E PROBIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. FICANDO EM SEGUNDO PLANO O PATRIMÔNIO DO PARTICULAR E SUA LIBERDADE INDIVIDUAL. 

EX.: VIOLAÇÃO DO SIGILO FUNCIONAL (REVELAR FATO QUE DEVA PERMANECER EM SEGREDO) O BEM JURÍDICO TUTELADO, EM PRIMEIRO PLANO, É A MORALIDADE E PROBIDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. FICANDO EM SEGUNDO PLANO A FÉ PÚBLICA, EM RAZÃO DO SIGILO DAS INFORMAÇÕES INERENTES À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. E O PATRIMÔNIO DO PÚBLICO, UMA VEZ RESLTADO DANO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

.

LOGO, A MORALIDADE É UM BEM JURÍDICO "SUBJETIVO" DE TOODOS OS CRIMES FUNCIONAS.

.

.

GABARITO ''C''

Os crimes funcionais são infrações penais cometidas por funcionários públicos no exercício de suas funções ou em razão delas. O bem jurídico tutelado nesses crimes é, primordialmente, a Administração Pública, abrangendo a moralidade, a probidade e a eficiência da atividade estatal. Dentre as alternativas apresentadas, a que melhor reflete o bem jurídico protegido nos crimes funcionais é a moralidade pública.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo